Política

ALELUIA ELEITO ÚNICO PARLAMENTAR DA BAHIA ENTRE NOTÁVEIS DO CONGRESSO

A escolha foi realizada pelo DIAP
| 31/08/2007 às 17:28
  O deputado José Carlos Aleluia (Democratas-BA) foi eleito um dos 15 mais influentes parlamentares do Congresso Nacional pelos 100 mais destacados senadores e deputados do Parlamento, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - Diap, que faz o levantamento desde 1994.

   De toda bancada da Bahia, 3 senadores e 39 deputados federais, Aleluia foi o único a participar da relação entre os 20 mais notáveis. Enquanto líder do então PFL (2003-2004) e da Oposição (2005-2006), Aleluia foi eleito pelos "cem notáveis" senadores e deputados do Congresso Nacional, escolhidos pelo Diap, entre os cinco mais importantes políticos do Parlamento brasileiro.

   O parlamentar baiano, mesmo sem ocupar formalmente cargos de liderança, é reconhecido pelo Diap como o mais destacado líder da oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional.

   Além de Aleluia, destacam-se entre os 15 mais votados, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), Ciro Gomes (PSB-CE), o senador José Agripino (RN), líder dos Democratas, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), AloÍsio Mercadante (PT-SP) e Fernando Gabeira (PV-RJ).

  Veja o que diz 
  Diap sobre Aleluia
 
   "Deputado no 5º mandato, é engenheiro e professor universitário. Muito articulado e tecnicamente preparado, é o principal líder da oposição ao governo Lula na Câmara. Atuou como líder da Minoria (oposição) na Casa e exerce atualmente o cargo de vice-líder do Democratas. Especialista em infra-estrutura, notadamente do setor energético, já presidiu a CHESF e foi relator no Congresso de diversas matérias ligadas à infra-estrutura".

   Registra ainda o Diap: "Relatou a Lei de Concessões de Serviço Público; Lei de Informática (fim da reserva no setor); Lei de Crimes Ambientais; Lei de Desmembramento da LIGHT; Lei de Criação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Lei de Criação do Programa de Universalização do Serviço Público de Energia Elétrica Emergencial; a criação do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia Renovável - PROINFRA; o Programa do Consumidor de Baixa Renda de Energia Elétrica; Lei de Abuso do Poder Econômico; Lei da Modernização dos Portos; a Emenda Constitucional de Cabotagem, bem como a Lei de Conversão que criou incentivos especiais para as empresas automotivas brasileiras e o regime especial automotivo para o Nordeste".

  E conclui o Diap, sobre o político José Carlos Aleluia: "Operador político eficiente, ex-secretário-geral da executiva nacional do PFL, atual Democratas, já presidiu a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e a Comissão Mista de Orçamento. É vice-presidente nacional do Democratas para assuntos de Meio Ambiente. Das 14 edições dos "Cabeças" do Congresso Nacional, esteve ausente apenas na primeira edição, em 1994. Excelente formulador, destaca-se como debatedor".