Política

VOTAÇÃO SERÁ ABERTA NO PROCESSO CONTRA SENADOR RENAN CALHEIROS

Mais uma vez muita discussão no Conselho de Ética
| 30/08/2007 às 21:05
  Depois de um dia inteiro de discussão, nesta quinta-feira, 30, o plenário do Conselho de Ética do Senado decidiu que a votação do processo do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), será aberta. Dez senadores votaram a favor do voto aberto e cinco votaram contra a proposta.

 Depois da votação, o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), concedeu um pedido de vista coletivo e adiou a votação de um processo contra Calheiros para quarta-feira às 10h.


 Os senadores terão que se decidir se aprovam o relatório de Renanto Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS) que pediu a cassação de Calheiros, ou o relatório de Almeida Lima (PMDB-SE) que pediu a absolvição do senador.


 O presidente do conselho defendeu o voto secreto durante a reunião, mas a oposição apresentou um requerimento para que a votação fosse aberta.


 "O Supremo acabou de decidir sobre o mensalão e o País está aplaudindo, agora o Brasil precisa aplaudir o Conselho de Ética. Precisamos ter votação aberta", afirmou o líder dos Democratas, José Agripino Maia (RN).


 Os aliados de Calheiros, derrotados, argumentaram principalmente que o Conselho de Ética deveria seguir o plenário do Senado, onde votações para perda de mandato são secretas. "Nas votações no Senado temos voto secreto e as comissões devem seguir a mesma linha", afirmou o relator Almeida Lima.