Política

GOVERNO NÃO CONSEGUE APROVAR EMPRÉSTIMO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

A matéria volta ao debate e votação na próxima semana
| 30/08/2007 às 17:28
  Três horas depois que o governador Jaques Wagner (PT) deixou a Assembléia Legislativa do Estado nesta quinta-feira, onde foi lançar o PPA, a bancada da maioria não conseguiu dar quórum para votar o empréstimo de US$21 milhões que o governo do Estado pretende contrair junto ao Banco Mundial, para a segunda etapa do Programa de Gerenciamento Hídrico.

   Na última terça-feira, 28, a sessão foi adiada com a liderança da maioria temendo uma derrota do governo. Hoje, diante das declarações da primeira dama, Fátima Mendonça, sobre a falta de vergonha de adesistas, em parte corroboradas pelo secretário Edmon Lucas, da Articulação Regional, houve um sumiço de deputados alinhados com o governo e a matéria caiu juntamente com a sessão.

   O líder da minoria, deputado Gildásio Penedo (Dem) disse que é lamentável que isso tenha acontecido, mas, que não falaria sobre o assunto em relação a prováveis insatisfações da bancada governistas. "Cabe ao líder da maiaoria fazer sua avaliação" - situou.

   INSATISFAÇÃO

   A rigor está ocorrendo uma enorme insatisfação dos aliados do governo, situação antiga e provocada, basciamente, porque a equipe governamental não tem atendido os pleitos dos deputados ou mesmo, sequer conversado com eles. O secretário Rui Costa, das Relações Institucionais, já esteve na AL para acalmar os ânimos, a articulação teria melhora, mas, nada que agradasse os deputados.

   Fala-se, mais recentemente, da insatisfação do deputado Artur Maia (PMDB), de Adolfo Meneses, Leur Lomanto e outros. Diz-se, inclusive, que Leur estaria disposto a assinar a moção de repúdio contra o chefe da Agecom do governo, Robson Almeida, que teria destratado as primeiras damas.