Os debates mais calorosos foram sobre a convocação de Jorge Solla
Deputado João Bacelar (PTN): "Secretários especializados em explicar caos". (Foto:BJ)
Foto:
O deputado João Bacelar (PTN) afirmou em plenário na Assembléia Legislativa que está se tornando uma prática, ou uma rotina na atual administração do governo do Estado, secretários serem convocados para depor sobre o caos em suas respectivas pastas.
"Nunca vimos isso na Assembléia, anteriormente, uma enxurrada de secretários tendo que dar explicações sobre inapetência administrativa, sobre o caos em suas gerências" - assegurou.
Segundo Bacelar, primeiro foi o secretário Paulo Bezerra, da Segurança, sendo convocado para depor sobre sua provável participaração nas Operações Octópulus e Navalha e sobre o aumento de violência em Salvador; depois foi o secretário da Saúde, Jorge Solla, o qual, em sete meses conseguiu "desmantelar um sistema de saúde que, se não era excelente, funcionava a contento junto a população"; e agora, vamos convocar o secretário da Educação, Adeun Sauer, para que ele explica o que está acontecendo com o "desmanche desse segmento".
Ainda segundo Bacelar tem até secretário de oferecendo, como é o caso de Luis Alberto, da Reparação, que deseja vir à Assembléia, ele que tem denunciado à imprensa, "como disse recentemente", que está havendo uma matança de jovens negros em Salvador, e até exigindo providências da área de segurança do governo.
Para o líder da maioria, deputado Waldenor Pereira (PT), o que está acontecendo é exatamente o contrário. "Nunca esta Casa viu a presença de tantos secretários para mostrar, isso sim, o que o governo está realizando pela Bahia". De acordo com Waldenor, a presença de secretários na AL representa um novo tempo, coisa que não acontecia no governo passado.
Já o deputado Zilton Rocha (PT) destacou que no governo passado a minoria tentou convocar o então secretário Jorge Khoury, do Meio Ambiente, para dar explicações sobre sua pasta, mas, não obteve êxito. "Em oito anos não trouxeram um secretário nesta Casa e agora estão vendo como se prestigia o poder legislativo com a presença dos secretários do governo Wagner" - resumiu.
TRABALHO
As prioridades da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte foram apresentadas pelo secretário Nilton Vasconcelos, na última quarta-feira (22), aos parlamentares membros da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Gilberto Brito (PR).
Durante quase duas horas, o secretário falou sobre as atividades da Setre, destacando a Agenda do Trabalho a intermediação e qualificação de mão-de-obra, a criação dos centros públicos de economia solidária, as incubadoras de empreendimentos populares e o micro-crédito, além dos programas Juventude Cidadã e Segundo Tempo.
Os deputados elogiaram a apresentação e fizeram várias sugestões e questionamentos. Gilberto Brito destacou o clima de cordialidade dos debates, frisando que esse é o comportamento que deve caracterizar, sempre, o parlamento. A presença do secretário aconteceu numa das sessões mais concorridas sessões da Comissão, que registrou a presença de 16 parlamentares.
Nilton Vasconcelos foi acompanhado pelo chefe de gabinete, Elias Dourado, pelos superintendentes de Economia Solidária, Helbeth Oliva, e do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, e pela assessora especial, Tatiana Silva.