Nelson Pelegrino vai lutar por candidatura própria a prefeito
Ao participar nesta tarde de segunda feira, 13, do Balanço Geral na TV Itapoan, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) voltou a fazer duras críticas ao prefeito João Henrique (PMDB), responsabilizou a Prefeitura por agravar a crise nas emergências dos hospitais públicos da capital, o HGE e o Roberto Santos, e disse que vai lutar para que seu partido lance candidato próprio a eleição de prefeito, em 2008.
Sem citar o nome de João Henrique, em nenhum momento, destacou que os hospitais gerais de atendimento de emergência do estado não têm capacidade de atender toda a população que os procuram, mas, se a Prefeitura "fizesse seu dever de casa construindo postos de saúde 24 horas em todas as sedes das regiões administrativas da cidade", isso poderia melhorar e até amenizar a carga de atendimento que é feito nessas grandes unidades.
Segundo Pelegrino, o presidente Lula destinou R$90 milhões para saúde pública em Salvador e o governador Jaques Wagner passou mais R$10 milhões para a Prefeitura. " O governo municipal tem que fazer sua parte e colocar recursos do Município para melhorar a saúde pública. É preciso ampliar o Programa de Saúde da Família para uma cobertura de 70% a 80%, abrir mais unidades de saúde 24 horas nos bairros e melhorar o atendimento à dengue" - frisou.
Ainda de acordo com Nelson Pelegrino a população de Salvador está a mercê da dengue por ineficiência da Prefeitura.
NOVO SECRETÁRIO
Sobre o novo secretário de Saúde, Carlos Martins (Carlão), salientou que o problema não é de nome no cargo e sim de responsabilidade da Prefeitura colocar 15% do seu orçamento, independente da ajuda dos governos federal e do estado, para melhorar o atendimento à população.
"Salvador já está com o sistema de saúde plena em processo de reorganização e não tem faltado a ajuda dos governos federal e do estado" - concluiu estocando que de nada adiantará esse esforço se a Prefeitura não colaborar.