Causa espécie a utilização do serviço de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública como um prolongamento da polícia política do ditador Fidel Castro, bem como o curtíssimo o espaço de tempo entre a captura e a deportação dos atletas G uillermo Rigoundeaux e Erislandy Lara, que foram localizados e detidos na última quinta-feira e, já na noite deste sábado, foram embarcados num vôo com destino a Cuba.
Os Democratas lamentam que, enquanto se preparava para impetrar hábeas corpus contra a "liberdade vigiada", imposta aos atletas pelo governo do Presidente Lula, este foi eficiente como nunca antes visto para devolver os pugilistas para as mãos do ditador cubano.
O Partido declara à sociedade brasileira sua apreensão com o destino que aguarda Guillermo Rigoundeaux e Erislandy Lara, pois o Governo de Cuba inicialmente anunciou que os atletas não seriam presos. Após o embarque, contudo, revelou que ficarão eles retidos em casas especiais do Estado, onde poderão receber a visita de seus familiares.
Por fim, os Democratas consideram que será de integral responsabilidade do governo Lula os constrangimentos físicos e psicológicos impostos aos atletas cubanos, bem como qualquer tipo de punição política que venham a sofrer em seu país.