É o poder com as suas duas orelhas: das vaias e dos aplausos.
O presidente Lula comentou nesta sexta-feira o crescimento de 4,8% da produção industrial brasileira no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, e de 1,2% em junho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao mesmo tempo, Lula aproveitou para alfinetar a oposição. "Não é tanto quanto eu gostaria, mas não é como os pessimistas diziam. Aqueles [os pessimistas] que ficam torcendo para que a galinha não ponha o ovo", afirmou. "Pode até ser que alguém torça para o Brasil não dar certo.
Certamente, ninguém da oposição consequente deseja isso. Mas, com certeza, é o próprio governo Lula que atrapalha o País. Afinal, não se constrói uma Nação partindo da incompetência e da corrupção generalizada, marcas maiores da administração petista", retrucou o líder democrata José Carlos Aleluia (BA).
A declaração de Lula foi feita durante a cerimônia do lançamento do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) Saneamento e Urbanização, no Palácio do Planalto. A solenidade contou com a presença de governadores de doze estados e do Distrito Federal.
Para o deputado, Lula deve estar "preocupadíssimo" com o fato de não mais poder circular em locais públicos, "nem mesmo na companhia de mensaleiros e sanguessugas".
"Depois da formidável vaia que levou no Maracanã de 90 mil pessoas e da repulsa do Nordeste, na última semana, aos seus métodos nada éticos, Lula exilou-se em Palácio, onde a segurança não permite o acesso de cidadãos indignados com a corrupção e com outros desmandos, como o do caos aéreo que já matou cerca de 400 brasileiros", disse Aleluia.