Política

ASSEMBLÉIA REABRE E GOVERNADOR LANÇA PROJETO TRANSPARÊNCIA BAHIA

Desempenho da AL no primeiro semestre foi pífio
| 01/08/2007 às 21:01
   A Assembléia Legislativa retornou aos trabalhos nesta quarta-feira, 1, após o recesso parlamentar de julho. A expectativa da população é de que consiga ter um melhor desempenho neste segundo semestre. No primeiro só conseguiu votar sete projetos, mesmo assim, graças a persistência da bancada da oposição.

   O mais relevante deles foi o que extingiu, parcialmente, o nepotismo nos três poderes do Estado, embora não tenha garantido a emenda que acabaria com o nepotismo cruzado. O governo levou um revés com a aprovação do projeto sobre atendimento aos portadores de autismo. Os outros projetos foram de menor valor agregado.

   O líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT) está confiante neste segundo semestre e diz que as coisas vão melhor. Já o líder da oposição, Gildásio Penedo, acha que vai ser o mesmo que aconteceu no primeiro semestre, "devagar quase parando".

   GOVERNADOR

   O Governador Jaques Wagner (PT) este na AL pela manhã e lançou o Transparência Bahia que abre as contas do governo estadual para acesso via internet. Com a divulgação das despesas e receitas oficiais, Wagner cumpre uma de suas promessas de campanha: tornar pública a movimentação financeira do Estado.

   Wagner disse que o programa mostra a concepção de exercer o poder em nome da sociedade, e não sobre a sociedade. A abertura das contas do Estado era uma antiga reivindicação dos deputados estaduais baianos da bancada de oposição durante os governos pefelistas, e que, com a eleição de Wagner, passaram para a situação.

  O governador disse ainda que o "Transparência Bahia" é um embrião da Controladoria Geral do Estado, órgão que pretende criar com funções semelhantes às da Controladoria Geral da União (CGU). "Estamos trabalhando para constituir a Controladoria Geral do Estado, que em hipótese nenhuma pretende substituir o dever e o papel constitucional do Tribunal de Contas na sua função própria", afirmou.

.