Getúlio Barbosa é vereador e médico
Maior hospital do interior, o Clériston Andrade, em Feira de Santana não realiza neurocirurgias.
O vereador e médico Getúlio Barbosa denunciou, na Câmara Municipal de Feira de Santana, que há pacientes morrendo e outros ficando com seqüelas, porque não estão sendo realizadas neurocirurgias no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), o maior da rede estadual no interior da Bahia.
"Pacientes com traumatismo craniano estão sendo transferidos para Salvador e, quando não morrem no caminho, terminam ficando com seqüelas", afirmou.
O parlamentar destacou que esta deficiência vendo sendo verificada no HGCA desde o governo Paulo Souto.
"Há cerca de um ano, fiz a mesma denúncia aqui na Casa da Cidadania e nenhum providência foi adotada", lembrou.
Getúlio Barbosa, que é nefrologista, disse que essa situação não tem cabimento. Primeiro, porque o Hospital Geral Clériston Andrade atende uma região de mais de um milhão de habitantes. Em segundo lugar, porque Feira de Santana dispõe de profissionais capacitados em neurocirurgias. "É um tipo de cirurgia muito importante para salvar vidas, porque há muitos acidentes que causam traumatismo craniano", ressalvou o vereador.
Ele censurou a afirmação do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, que, em recente visita ao hospital, disse que não havia maiores problemas no HGCA. "Solla fala muito e trabalha pouco", disse.
O vereador Luiz Augusto de Jesus, em aparte, informou que também está desativado o setor de endoscopia do Hospital Geral Clériston Andrade.