A cerimônia começou às 10h, na Vila Militar do Bonfim, com a presença do governador Jaques Wagner; do prefeito de Salvador, João Henrique; do comandante-geral da PM, coronel Antônio Jorge Santana; do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo; e outras autoridades. Bezerra e Laranjeira receberam a Medalha do Mérito Policial Militar, a mesma recebida pelo coronel Sebastião Nascimento, do Gabinete da Secretaria da Segurança Pública.
Participou de vários treinamentos, como o de Inteligência e Planejamento Operacional em Repressão a Crimes de Tráfico de Substâncias Entorpecentes, ministrado pela equipe de instrutores do Departamento de Narcóticos dos EUA, Planejamento de Operações e Táticas Operacionais, da Academia da Swat, Texas (EUA) e Direitos Humanos, Polícia e Cidadania, da Academia Nacional de Polícia.
Já o delegado-chefe Laranjeira diplomou-se em Direito pela Ufba, em 1968, sendo aprovado em 1972 para delegado de polícia em Salvador. Ocupou diversos cargos no serviço público, como titular da antiga Delegacia de Furtos, Roubos e Defraudações e diretor do Serviço de Administração Geral, além de corregedor-adjunto da Polícia Civil. Também foi diretor da Penitenciária Lemos Brito e do Presídio de Salvador e ex-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB).