Os sindicatos vão fazer assembléias a partir de hoje
Os funcionários públicos estaduais analisam em assembléias, a partir de hoje, a proposta do Governo do Estado para reajuste da categoria em 3.3%.
A Bahia conta com mais de 240.000 servidores ativos e inativos. Qualquer percentual sobre a folha, mesmo de 3.3% representa alguns milhões de reais.
De toda sorte, como sindicatos e associações de classe dos servidores apoiaram a candidatura Jacques Wagner na esperança de que houvesse uma reparação nas perdas salarias, entendendo que, em sendo do PT, e este partido sempre teve uma posição em defesa de melhores salários, a situação pudesse mudar.
Para quem deseja reparação de perdas em torno de 80% - caso dos professores, policiais civis e outros - receber uma proposta de 3.3% significa quase nada.
Os desdobramentos que advirão desse não entendimento ainda são obscuros. Mas, a julgar por declarações de alguns líderes sindicais, o caldo pode engrossar em direção ao governo.
SALVADOR
Em Salvador, a situação é ainda pior. Os professores estão em assembléia permanente e desejam reajuste nos salários na data base que é agora em maio. Já avisaram que, se não houve um acordo, partem para a paralisação.