Direito

ANA E TOURINHO APRESENTAM PROJETO PARA OAB-BAHIA

Em um evento marcado pela emoção e engajamento, ontem, no Trapiche Barnabé, Ana e Tourinho lançaram o manifesto que tem como lema coragem, pluralidade e resgate da dignidade da profissão
Tasso Franco , Salvador | 08/10/2021 às 20:53
Ana e Tourinho apresentam projeto para OAB-Bahia
Foto: Divulgação

Com grande adesão, a pré-candidata à presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão e o pré-candidato a vice-presidente, Carlos Tourinho, receberam advogadas e advogados para o Grande Encontro Por Amor à Advocacia, na noite de ontem, 7, no Trapiche Barnabé (Comércio), para apresentar o manifesto do projeto, que tem como bases a coragem, pluralidade e o resgate do amor pela advocacia. Entre os convidados o clima era de alegria, confiança e, principalmente, esperança de uma gestão renovada e que faça a diferença para a classe. “Quero ser a voz das transformações e não uma porta-voz do passado. Vamos seguir com a marca da coragem e assim construir um projeto de integração e pluralidade”, enfatizou Ana.

Advogadas e advogados, apoiadores e pré-candidatos a seccionais do interior do estado ouviram atentamente a mensagem passada por Ana e Tourinho sobre a construção de uma OAB mais inclusiva que corresponda aos reais interesses da advocacia baiana. Em seu discurso, Ana Patrícia narrou sua trajetória e, emocionada, agradeceu o apoio que tem recebido e falou sobre o movimento de resgate da dignidade da profissão. “Estamos fazendo história na advocacia da Bahia. Nós vamos recuperar o amor que todos sentimos por sermos advogadas e advogados”, afirmou. 

O compromisso com a inclusão também foi destaque e a pré-candidata falou da importância de ter representantes para atuar junto às pessoas com deficiência e anunciou o advogado Mario Lima para integrar a futura diretoria da Ordem. “Vamos fazer história com o primeiro diretor da OAB no Brasil com deficiência visual. Nosso lema é: “nada é por nós, sem nós”. Vamos fazer mais, para temos um olhar plural e enxergarmos não só o que nos é semelhante”, destacou Ana Patrícia. 

O encontro foi marcado também por agradecimentos e integração. Carlos Tourinho agradeceu a presença consistente dos colegas e recebeu no palco apoiadores do movimento com representantes de Salvador e do interior do estado. Na ocasião, Tourinho fez a leitura do manifesto que marcou o lançamento do movimento. “Nosso projeto é uma grande aliança pela OAB da Bahia. A ordem precisa da participação de todos para se tornar uma força capaz de compreender todas as nossas dores e de trazer soluções efetivas para as nossas dificuldades”, finalizou.

Ana e Tourinho lutam pelo fortalecimento da advocacia através do Pacto pela Justiça, uma proposta que envolve melhoria da estrutura do Poder Judiciário, respeito às prerrogativas do advogado através do diálogo entre os poderes legislativo, executivo e judiciário, a fim de otimizar orçamentos e pautas para a melhoria da prestação jurisdicional. Assim como, a defesa das liberdades e garantias constitucionais, além da defesa das instituições e valores democráticos.

*Referências na advocacia* – Dois advogados respeitados e reconhecidos como referência na Bahia, Ana e Tourinho estão juntos nessa caminhada por uma OAB mais plural e comprometida com a defesa da dignidade da advocacia. Engajada em causas como o empoderamento da mulher e ocupação feminina nos espaços de poder, inquieta perante as injustiças do mundo, Ana Patrícia é advogada por vocação. Graduada em Direito, pela Universidade Federal da Bahia em 2002, sua trajetória nos trabalhos da OAB inclui a participação na gestão 2013-2015 da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA), onde contribuiu para o fortalecimento da Escola e expansão dos cursos para todo o estado da Bahia. Atualmente é vice-presidente da OAB-Ba, sendo a primeira mulher a ocupar esse posto da história da entidade.

Advogado graduado pela UNIFACS e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá e em Direito Eleitoral pela Fundação César Montes/ Universidade Maurício de Nassau. Carlos Tourinho ocupou os cargos de Conselheiro Estadual da OAB/BA, Secretário Geral e Presidente da ABAT – Associação Baiana de Advogados Trabalhistas, diretor da ABRAT - Associação Brasileira de Advogados Trabalhista. Professor de Direito Empresarial e de Direito do Trabalho da Faculdade Dois de Julho, Vogal da JUCEB - Junta Comercial do Estado da Bahia e, atualmente, é conselheiro Técnico da ABRAT - Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas.