Direito

MAIS DE 48 NOVOS JUÍZES TOMAM POSSE NO TJBA

A cerimônia aconteceu virtualmente na manhã desta segunda-feira (05)
Comunicação - AMAB , Salvador | 05/07/2021 às 18:34
Mais 48 novos juízes tomam posse no TJBA
Foto: divulgação
O Tribunal de Justiça da Bahia *(TJBA) deu posse, na manhã desta segunda-feira (05), a mais 48 juízes substitutos. Eles foram aprovados no último concurso e nomeados para o cargo no dia 7 de junho. A cerimônia aconteceu virtualmente e contou com as presenças dos presidentes do TJBA, desembargador Lourival Trindade, e da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), juíza Nartir Weber.

Os novos juízes se juntam aos outros 50, que tomaram posse em dezembro do ano passado. Com as novas nomeações, de acordo com o número de vagas existentes na Lei de Organização Judiciária (LOJ), o Tribunal alcançará a meta de 100 novos juízes nomeados. As outras duas vagas estão reservadas, em razão de decisão liminar, em mandado de segurança, ainda em tramitação no Tribunal.

A presidente da AMAB, Nartir Weber, parabeniza os novos juízes e deseja sucesso na carreira. “Temos certeza que irão contribuir para a grandeza do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. É uma honra recebe-los”, afirmou. Segundo ela, os novos juízes reforçam a magistratura baiana, o que resultará em mais melhorias à prestação jurisdicional aos cidadãos.

A juíza Camila Macedo fez a leitura do compromisso de posse. “Que nunca nos esqueçamos que, para além de nomes e números, cada processo guarda em si uma história”, afirmou. Ela ainda ressaltou o compromisso com o exercício da magistratura norteado pela imparcialidade, empatia, sensibilidade e humildade.

Ao final da cerimônia, o desembargador Lourival Trindade aconselhou aos novos juízes se dedicarem à nova profissão, procurando ter um olhar transgressivo, “que os ensine a ver pelos entremeios frios da lei um novo jeito de caminhar pelos novos caminhos da justiça”.

A cerimônia virtual também contou com a participação do 2º Vice-Presidente do PJBA, desembargador Augusto de Lima Bispo; do Corregedor-Geral da Justiça, desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva; do Corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim; do desembargador Roberto Maynard Frank, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA); da Presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Juíza Renata Gil; da corregedora-geral do Ministério Público da Bahia, Cleonice de Souza Lima; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro; entre outras autoridades.