Feira Literária de Lauro de Freitas começa nesta quarta (10) com Aline Bei, Bule Bule e Anderson Shon na programação gratuita
DUO , Salvador |
10/09/2025 às 12:57
Bule Bule, Aline Bei e Anderson Shon
Foto:
Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas começa nesta quarta (10) com Aline Bei, Bule Bule e Anderson Shon na programação gratuita
A partir desta quarta-feira (10) até o domingo (14), Lauro de Freitas recebe a II Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (Flilauro), que este ano tem como tema “Ler, Incluir – a literatura como direito de todos e todas”. A programação gratuita reúne mesas literárias, espetáculos, lançamentos de livros, oficinas, contações de histórias e apresentações musicais em diversos espaços da cidade, como o Cine-Teatro Lauro de Freitas, Praça da Matriz e a UNEB, além da tradicional Flilaurinha, voltada para o público infantil.
Com curadoria da escritora baiana Ana Cecília, a feira terá mais de 80% de atividades inclusivas, com tradução em Libras, audiodescrição, materiais em braile, acessos adaptados e ações de valorização da diversidade. A programação traz importantes nomes da cena literária e cultural brasileira:
Aline Bei, escritora premiada e autora de O peso do pássaro morto (Prêmio São Paulo de Literatura, 2017), Pequena coreografia do adeus (finalista do Jabuti, 2022) e Uma delicada coleção de ausências (2025), participa da mesa “Mulheres, literatura e voz de expansão”, ao lado de Ladjane Alves, na quinta-feira (11), às 9h, na Tenda Yayá (Praça Matriz);
Anderson Shon, poeta, performer e educador, integra a mesa “Poesia, inclusão e movimento”, junto com o diretor teatral Renato Lima e Lucas de Matos, também na quinta-feira (11), às 14h, na Tenda Yayá (Praça Matriz)
Bule Bule, ícone da cultura popular nordestina, poeta, cantador e repentista, participa da mesa “Andanças, criação e arte”, ao lado da pesquisadora Silvana Carvalho, no domingo (14), às 9h30, na Tenda Yayá (Praça Matriz).
Literatura para todas as idades
A Flilauro também valoriza a formação de novos leitores com a Flilaurinha, espaço dedicado às crianças, que contará com oficinas de arte, musicalização e contações de histórias de autores como Carolina Miranda, Nilton Milanez, Palmira Heine e Lucas Lins. Já o projeto Zé Livrório garante rodas de cantigas, distribuição de livros e atividades lúdicas em todos os dias do evento.
Segundo Josy Luz, idealizadora da Flilauro, o evento vai além da promoção literária: “O nosso objetivo principal é que essa feira seja verdadeiramente para todos e todas. Queremos garantir acessibilidade e a diversidade que compõe nossa sociedade. É uma feira feita para incluir, acolher e celebrar a diferença.”
A programação completa pode ser conferida no Instagram: @flilauro.
Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.