Cultura

ANDOR PARA SANTA BÁRBARA ENCHEU OLHOS DOS FIÉIS DE BELEZA E HARMONIA

Superou e muito o andar da festa de 2024 e que siga nesse caminho
Tasso Franco ,  Salvador | 04/12/2025 às 16:40
Nota dez para o andor de Santa Bárbara
Foto: Bruno Concha
   Ano passado fizemos algumas críticas a pobreza e a falta de criatividade ao andor que conduziu a imagem de Santa Bárbara nos festejos do 4 de dezembro. Neste 2025 tiramos o chapéu para o andor, um dos mais belos que já vi numa festa popular para esta santa. Creio que só perde em beleza e harmonia para o de Nossa Senhora da Conceição, dia 8, que é outro estilo, mais sóbrio e predomina o branco. Em Santa Bárbara a força da cor é traduzida pelo vermelho, o sangue, a vida, o raio, o trovão. 

   O de Santa Bárbara deste ano encheu meus olhos de beleza, harmonia, o vermelho das rosas com os cachos de lirios brancos, um verde discreto na base, um nicho em cor ouro para proteger a imagem, porém, permitindo que as pessoas a visualizassem, realmente, muito gracioso. De parabés quem fez, certamente várias mãos e o carinho indispensável para a montagem.

   Um andor é, no nosso entendimento, (e, creio dos fiéis) quem dá o tom da festa, a beleza, a elegância, o porte e admiração à santa, e no cortejo de São Bárbara a acompanha muitos andores de imagens de santos - São Miguel, São Jerônimo, São Jorge, etc - cada qual com sua vestimenta o que conferiu a festa de 2925 uma beleza extraordinária. Viva a Santa Bábara. (TF)