Cultura

GESTORES DESTACAM ECONOMIA CRIATIVA E INVESTIMENTOS NA CULTURA DE SSA

Em conferência internacional, gestores destacam economia criativa e investimentos na Cultura de Salvador
Secom Salvador , Salvador | 23/08/2025 às 14:28
Gestores destacam economia criativa e investimentos na Cultura de Salvador
Foto: Otávio Santos / Secom PMS

Artistas, empreendedores, gestores municipais e agentes culturais destacaram nesta sexta-feira (22) a importância da economia criativa em Salvador, durante o segundo dia de palestras da Conferência Internacional Distritos Criativos – Conectando Iniciativas, Impulsionando Ecossistemas. Na ocasião, os participantes debateram ações de fomento e qualificação de todos os setores envolvidos na cadeia de criação artística, desde a formação profissional até a entrega do conteúdo ao grande público.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Economia Criativa, a conferência integra a programação do Salvador Criativa da Secult. O evento acontece até sábado (23) no Doca 1, no Comércio.

Para o diretor de Economia Criativa da Secult, Felipe Dias Rêgo, a criação de políticas públicas para os distritos criativos está alinhada a um projeto global. "O primeiro passo para a consolidação dessas políticas é olhar para o território do Comércio, que já vem sendo trabalhado pela Prefeitura há pelo menos 13 anos, investindo em cultura e ocupação deste território, por meio dos órgãos culturais do município. E que agora, de maneira estruturada, se organiza para promover uma governança desses agentes, entendendo que um distrito criativo se organiza a partir dos agentes que existem naquele local”, afirma.

“Então, este é um momento de construção coletiva, para mostrar os esforços da cidade em relação a este território e como podemos fortalecer este ecossistema. E este é ainda o primeiro distrito criativo da cidade. A ideia é maturar, estabelecer e consolidar essa governança em outros territórios, incentivando o desenvolvimento de atividades em casa distrito", acrescenta o diretor de Economia Criativa.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destaca a importância da conferência para a consolidação da economia criativa na cidade. "Quando falamos do distrito do Centro Histórico de Salvador, que desde 2013 passa por um intenso processo de transformação, uma série de iniciativas foram implementadas, com políticas públicas e ações efetivas. Ainda há um caminho longo, mas temos uma grande concentração de equipamentos públicos revitalizados, com a eficiência da zeladoria da cidade”, diz o presidente da Saltur.

Edington lembra que a grande maioria dos órgãos da administração municipal funciona nesta área da cidade. “Temos um esforço conjunto de toda a Prefeitura para revitalizar essa região, com mais de 80% da governança da cidade concentrada aqui; além de promover a mobilização de toda a sociedade em diversas áreas, como startups, tecnologia, música, artes cênicas, museus e diversos outros equipamentos, trazendo muito dinamismo para essa região", ressalta.

Nesta sexta, a programação da conferência promoveu interações internacionais, com a participação de Vanessa Vieira (Projeto Mural), Adriana Barbosa (Feira Preta), María Teresa Fernández (Metadistritos – Chile), Cinzia Lagioia (Puglia Creativa – Itália) e Érika Jaramillo (Distrito Creativo Perpétuo Socorro – Colômbia). Durante a atividade, foram discutidos temas como dinamização dos distritos criativos, experiências internacionais e governança.

Segundo o diretor de Cidadania Cultural da Secult, Chicco Assis, ações como essa reforçam ainda mais a vocação criativa de Salvador. "A partir do momento em que nos conectamos com esse movimento, que acontece a nível mundial, de reconhecimento desses distritos criativos, é possível transformar isso em um ambiente pulsante e conectado com as vocações de nossa cidade”, afirma.

Chicco pontua que o Comércio é um bairro com grande patrimônio histórico, arquitetônico e cultural. “À medida em que a Secult avança com políticas de fortalecimento da cultura a partir da implantação de novos equipamentos culturais, fortalece essa história, atraindo turistas para conhecê-la, pessoas para conviver e morar neste lugar; tudo conectado com a valorização, reconhecimento e crescimento desse território, conectando o desenvolvimento urbano com o crescimento criativo, que é nosso grande diferencial", afirma.

A importância de Salvador como um grande pólo criativo foi reforçada pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. "Salvador tem que ser uma cidade criativa, povoada de distritos criativos. Aqui, hoje, começa uma grande discussão para que essa transformação aconteça. Esse é um momento de reflexão e discussão, para que possamos desenvolver políticas públicas para que esse desenvolvimento cultural e criativo ocorra, e que possamos colocar em prática, potencializando e fazendo com que nossa criatividade vire negócio", explica.

No sábado, dia de encerramento da conferência, ocorre um workshop de cocriação liderado por Paula Trujillo e Conrado Uribe, com facilitadores do Brasil, Chile, Itália e Colômbia. O objetivo é transformar em ações concretas os aprendizados dos dias anteriores, com a definição de um plano de governança cultural e estratégias de desenvolvimento para o Distrito Criativo de Salvador. A programação se encerra com a assinatura de uma carta de intenções e happy hour com a DJ Libre Ana.