Cultura

NOITE MÁGICA DA CIGARRA ZIU-ZIU TEM SESSÕES GRATUITAS NA CIDADE BAIXA

Conto Aqui, Conto Ali apresenta ‘A Noite Mágica da Cigarra ZiuZiu e Seus Amigos’ em sessões gratuitas na Cidade Baixa
Nsanga ,  Salvador | 14/08/2025 às 10:35
Conto aqui; conto ali ...contações de histórias
Foto: Maiana Oliveira
Conto Aqui, Conto Ali apresenta ‘A Noite Mágica da Cigarra ZiuZiu e Seus Amigos’ em sessões gratuitas na Cidade Baixa

A palavra continua ganhando corpo, voz e território na Cidade Baixa de Salvador com a chegada de” A Noite Mágica da Cigarra ZiuZiu e Seus Amigos”, segunda história contada da temporada do projeto “Conto Aqui, Conto Ali”, a ser apresentada gratuitamente de 19 a 24 de agosto em escolas públicas, bibliotecas, espaços de acolhimento a crianças e centros culturais da Península Itapagipana, com sessões com acessibilidade em Libras e bate-papo com equipe artística.

Escrita a quatro mãos por Dayane Bomfim e seu filho Arthurzinho, de apenas sete anos, a obra convida o público infantojuvenil para uma noite encantada, onde cantar, pular e brilhar são formas de união e aprendizado. Sob direção teatral de Anderson Danttas e interpretação da atriz Dani Souza, a contação conduz crianças e adultos até uma clareira mágica, onde a cigarra ZiuZiu e seus amigos — o sapo Cururu, o grilo Boa Sorte e o vagalume brilhante — descobrem que suas diferenças são ingredientes essenciais para uma grande festa. 

No enredo, Dona Zilda, cozinheira de mão cheia, organiza um evento íntimo na floresta, mas, por obra do destino, convidados inesperados chegam. Para que a comemoração aconteça, todos — inclusive os penetras — precisam colaborar, revelando que a diversidade fortalece o coletivo. A metáfora atravessa todo o espetáculo: assim como em uma receita especial, misturar diferentes saberes e qualidades pode transformar o simples em extraordinário.

As apresentações mediadas para escolas e espaços de acolhimento da Cidade Baixa acontecem nos dias 19, 20 e 21 de agosto, às 10h e 15h. Já as sessões abertas ao público ocorrem no dia 22 de agosto, às 15h, na Biblioteca Municipal Reitor Edgard Santos, com tradução em Libras e bate-papo com a intérprete; no dia 23 de agosto, às 15h, no Espaço Cultural Alagados; e no dia 24 de agosto, às 11h, na Varanda Sesi Casa Branca, também com Libras e conversa com a autora.

Idealizado pelo produtor cultural Bergson Nunes e com produção da DA GENTE Produções, o projeto Conto Aqui, Conto Ali apresenta três contos infantis escritos por autores nascidos e residentes em Salvador, adaptados e encenados por artistas da própria Cidade Baixa. Desde 5 de agosto, a iniciativa promove encontros entre literatura e artes cênicas em bibliotecas, escolas públicas, centros culturais e espaços de acolhimento, sempre com sessões gratuitas e recursos de acessibilidade. 

A primeira montagem da temporada foi O Brincoder de Pepe, de Deko Lipe, e, em setembro - de 02 a 07, o ciclo se encerra com As Aventuras do Cágado Ajapá, conto escrito por Rafael Morais, que terá direção de Thiago Romero e interpretação de Meniky Marla. Além das apresentações, o projeto realiza a doação de exemplares dos livros selecionados às bibliotecas das instituições que recebem as contações, garantindo que as histórias permaneçam vivas no território.

O Conto Aqui, Conto Ali é uma travessia poética pela Cidade Baixa, onde o afeto se transforma em livro, cena e memória. Ao contemplar a infância como território de potência, reafirma-se o papel da arte como elo entre passado e futuro, entre o que se conta e o que se vive. Para mais informações, o perfil @contoaquicontoali no Instagram.

O projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.


SERVIÇO

O quê: Contação de histórias – A Noite Mágica da Cigarra ZiuZiu e Seus Amigos, projeto Conto Aqui, Conto Ali

Quando e onde:

19, 20 e 21/08 – Sessões mediadas (10h e 15h) em escolas e espaços de acolhimento da Cidade Baixa (acesso restrito)

22/08 (15h) – Biblioteca Municipal Reitor Edgard Santos – com Libras e bate-papo com a intérprete

23/08 (15h) – Espaço Cultural Alagados

24/08 (11h) – Varanda Sesi Casa Branca – com Libras e conversa com a autora

Quanto: Gratuito
Mais informações: Instagram – @contoaquicontoali