Burity tinha 77 anos de idade e foi figura marcante na cultura baiana
Tasso Franco , Salvador |
10/07/2025 às 18:42
José Augusto Burity deu vida a Funceb
Foto: DIV
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), lamenta profundamente o falecimento de José Augusto Oliveira Gonçalves Burity, que ocorreu na última quarta-feira, dia 9 de julho de 2025. Foi a única instituição (salvo engano) que se lembrou de Burity, o inteklectual que comandou parte da cultura baiana em Salvador por mais de 10 anos. Figura simples, humanista, respeitadíssimo.
José Augusto Burity, como era conhecido, assumiu a presidência da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), no período de 15.03.1991 a 07.01.2003, onde teve papel fundamental no fortalecimento de projetos culturais. Sob sua gestão, foi um dos fundadores e principais incentivadores do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que ganhou visibilidade nacional e internacional durante participação em turnês e torneios no exterior à época.
Iniciando sua trajetória no Teatro Castro Alves (TCA) como diretor-geral por volta de 1980, exerceu intensa atividade de gestão e transformação, sendo responsável direto por liderar a primeira grande reforma do Teatro – concluída em 1993. Com isso, contribuiu para a renovação de espaços como a Sala do Coro e o Foyer, mantendo a integridade arquitetônica do prédio histórico. Também colaborou com a formação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).
José Augusto Burity deixa um patrimônio inestimável à cultura brasileira, sendo considerado uma figura visionária.
A Funceb se solidariza com familiares, amigos e admiradores.