Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

EM NOITE DE JEAN, BAHIA VENCE O JUVENTUDE E SE APODERA NO G-4

ZedeJesusBarrêto comenta que Bahia sobrou em campo e não deu a menor chance ao Juventude
27/07/2025 às 10:37
  No retorno à Fonte Nova, ao colo da torcida, o Bahia voltou a vencer (3 x 0) jogando bem, impondo seu padrão coletivo, fazendo a festa da galera. O Tricolor foi superior todo tempo, a despeito de alguns sustos na primeira etapa, por conta de erros de passe no campo defensivo. Depois de fazer o primeiro gol, que obrigou o time gaúcho a sair mais de trás, o Tricolor foi dominante, amassou no segundo tempo. E Lucho voltou a marcar.

Com o resultado, o Bahia foi a 28 pontos e ocupa a quarta posição na tabela de classificação, com um jogo a menos (o jogo contra o Vasco, pela 16ª rodada, foi adiado, ainda vai acontecer). Um boa campanha do Tricolor no Brasileirão.

*

Na Fonte Nova

- Noite domingueira de tempo ameno (26graus) e limpo, relvado verdinho, arquibancadas com público acima dos 32 mil presentes.

- O Bahia em campo pela 17ª rodada (tem um jogo a menos, da 16ª rodada, a cumprir), ocupando a 6ª posição, com 25pontos ganhos. O Juventude de Caxias do Sul no penúltimo lugar, zona do desespero.

- O Tricolor com suas camisas listradas (em verticais, vermelho e azul), calções azuis;      O Juventude todo de branco, detalhes em verde.

 - Homenagens aos vovôs e vovós, antes de a bola rolar.

*

Com bola rolando ...

- Os gaúchos começaram marcando alto, apertando na saída de bola defensiva e com pegada forte no meio de campo; mas a primeira chegada foi do tricolor, logo aos 2 min - Ademir cruzou da direita, William testou no meio da área, o goleiro Gustavo deu rebote e Pulga chutou pra fora. Aos 9’, a defesa tricolor avançada, Taliari ganhou na velocidade, num contragolpe, entrou de cara e disparou, acertando o travessão, com o goleiro Ronaldo só espiando. Não entrou. Susto.

- O time gaúcho fechadinho e marcando duro, apostando num erro do Bahia, num contra-ataque. O Tricolor encontrando dificuldades para impor seu jogo de troca de passes. Sem predomínios. Jogo duro.

- Aos 20’, David Duarte avançado, alcançou um rebote na frente da área adversária, matou na caixa e disparou forte, por cima. Aos 23’, boa trama pela esquerda, Jean Lucas rolou para o chute frontal de Everton Ribeiro, acossado, bola por cima do travessão gaúcho. Boa chegada. O Bahia já comandava as ações.

- Gol! 1 x 0, Jean Lucas, completando na frente da pequena área uma ótima jogada de fundo de Ademir, que começou com passe perfeito de Everton. Boa trama coletiva. Aos 26min.

 - O Tricolor continuava ‘dono da bola’, o time gaúcho com as linhas de marcação mais adiantadas, forçando erros de passe e matando as jogadas de troca de passe do Bahia com faltas. As ações concentradas pelas intermediárias, poucos lances de área. Nos minutos finais, o Tricolor deu a bola para o time gaúcho, arrefeceu.

 

   O Bahia teve mais posse de bola, trabalhou melhor as jogadas, fez um belo gol, mas podia ter finalizado mais, ter um pouco mais de apetite de gol. O Juventude começou tentando sufocar, teve uma ótima chance quando Taliari entrou livre e acertou o travessão e foi só; marcou mordendo e defendeu-se como pode. Todo um segundo tempo pela frente, nada definido.

 

Segundo ato – Na volta, uma boa arrancada de Ademir, mas cruzou mal. Aos 2’, uma bomba de SantiÁrias, tinha endereço, o goleiro espalmou. O Tricolor voltou aceso. Aos 3’, os gaúchos entraram fácil, tabelando, marcação frouxa, Lucas Fernandes chutou da meia lua, raspou o rodapé de Ronaldo. O Juventude bem vivo. Aos 7’, Everton Ribeiro evoluiu pelo meio e bateu de longe, por cima.

- Gol! 2 x 0 Bahia, Jean Lucas, arrematando de frente, depois de um chute de Ademir,  que bateu na zaga e sobrou... Jean Lucas chegou antes, batendo. Aos 12min.

- O treinador Tencatti sentiu o baque, trocou quatro. Precisava ir pra cima, não tinha alternativa.  Aos 20’, Juba cruzou da esquerda, Ademir fechava do lado oposto, cabeceou por cima.  Ceni pôs Acevedo e Lucho Rodrigues (saíram Cai e William). O Tricolor em cima, querendo mais.  Ademir ganhou do zagueiro ia penetrando na área, foi puxado por Hudson, expulso com segundo cartão amarelo; Ademir bateu a falta, desviou na barreira.

- Aos 30’, outra finalização de Jean Lucas, o goleiro catou. Ceni Nestor , Kayky, Araujo em campo.  Aso 42’, chance perdida, Kayky. Chute de nestor, goleiro.

- Gol! 3 x 0 Lucho, tirando a urucubaca de cima, aos 48’. Recebeu em profundidade de Kayky, pelo meio, e fuzilou na saída do goleiro, fechando o caixão dos gaúchos. Belo triunfo.  

*

Destaques:

 Estupenda partida de Jean Lucas, dois gols e presença em toda parte do campo. Ademir, o grande artífice das jogadas pela direita, por onde o time mais atacou.  Éverton, esnobando técnica, como sempre. Árias, David Duarte... os que entraram depois, Lucho desencantando. O volume e o padrão de jogo coletivo do Tricolor.   

*

Ficha Técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, Árias, Gabriel Xavier, David Duarte e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro; Ademir, William José e Pulga. (Acevedo, Lucho, Kayky, Nestor, Michel Araújo)  

- O Juventude do treinador Cláudio Tencatti: Gustavo, Reginaldo, Abner, Ángel e Marcelo Hermes; Jadson, Natã, Hudson, Lucas Fernandes e Verón; Taliari. (Mandaca, Ênio, Babi, Batalla)

- No apito, o paulista, Mateus Delgado Candancan, sem complicar.  

*

 O Bahia joga na quarta-feira, às 19h30, na Fonte Nova, contra o Retrô / do Recife, primeiro confronto valendo pela Copa do Brasil.

**

Outros jogos da rodada/Brasileirão no domingo:

 - São Paulo 3 x 1 Fluminense; Cruzeiro 1 x 2 Ceará; Internacional 1 x 1 Vasco

    às 20h30 Flamengo x Atlético MG (em andamento)