a vence o invicto Porto, de Porto Seguro, na Fonte Nova(3 x 1), na noite de domingo, manteve o 100 % de aproveitamento, consolidou sua classificação para a fase seguinte da competição, isolou-se ainda mais na liderança absoluta e mantem o foco na conquista do bicampeonato baiano, se possível invicto.
O Porto é uma equipe bem arrumada, defendeu-se bem, jogou limpo, dificultou mas o mistão Tricolor foi dominante, impôs seu ritmo e teve o controle das ações todo tempo. Na tabela de classificação, o Tricolor lidera, com 18 pontos; o Vitória é o segundo, com 9 pontos; O Barcelona de Ilheus tem 8, Jequié e Porto com 7.
São os 5 primeiros, só quatro passam para a fase decisiva. Faltam três rodadas.
Na Fonte Nova- Noite limpa de domingo, véspera da grande festa para Yemanjá, no Rio Vermelho, a noite fervilhando, mais de 16 mil nas arquibancadas, duelo de invictos. O Bahia com sua beca tricolor, o Porto de amarelo, a onça do Sul.
Com bola rolando ...
- Mesmo com equipe mesclada, o Bahia impondo seu ritmo e jeito de jogar, no toque, valorizando a posse, envolvendo, marcando desde o campo inimigo, forçando. Logo aos 3min...
- Gol! 1 x 0 Bahia, Kauê Furquim, pegando forte, da entrada da área, após boa jogada e passe precioso de Kiko, pela direita. Uma sequência de ataques, assédio tricolor. Aos 7’, Michel Araujo bateu de frente, pra fora, passou perto; aos 12’, bela finalização de Dell, o goleiro espalmou; aos 18’, após cruzamento de Ercik, cabeçada de Dell, nova espalmada salvadora do goleiro Mateus.
- Gol! 2 x 0 Bahia, Dell, aos 27’. Recebeu na área, girou e bateu forte, desviou na zaga ecobriu o goleiro.
Só depois dos 30’ o Porto chegou na frente e arrumou um pênalti, no bafafá na área Tricolor, Iago Borduchi livrou o perigo mas levantou o pé na cabeça do adversário; o bandeira viu, sinalizou e o árbitro marcou o pênalti, que existiu.- Gol! 2 x1 Porto, aos 36 min.
Luan cobrou a penalidade com categoria, sem chance dedefesa, diminuindo.
- Aos 45’, novamente Dell, boa cabeçada, o goleiro Mateus espalmou a escanteio.
- Gol! 3 x 1 Bahia, aos 45min. Michel Araujo pegando um rebote do goleiro, após ótima investida e chute de Kiko.
Na segunda etapa, o Bahia continuou mandando no jogo, controlando as ações, atacando, mas já sem pressa, com Ceni fazendo muitas substituições, lançando a meninada.
O Porto correndo, se defendendo, pouco conseguindo atacar. Michel Araújo, Furquim, Nestor, Caio Suassuna desperdiçaram chances de ampliar o marcador.
Triunfo com méritos.
Destaques- o lateral argentino Roman Gomes, o uruguaio Kiko, Furquim, Dell foram os melhores.
Ficha Técnica- O Bahia escalado por Ceni : João Paulo, Roman, Gabriel Xavier, Kanu, Iago Borduchi;Caio Alexandre, Erick, Michel Araújo; Furquim, Dell e Kiko (Nestor, Rezende, João Andrade, David Martins e o garoto centroavante Caio Suassuna , que é sobrinho-netodo grande intelectual Ariano Suassuna, que gostava de bola.
- O Porto, fundado num dia 2 de fevereiro (em 2024) do treinador Sandro Duarte: Mateus, Saulo, Anderson, Everton e Peu; Igor, P Lima e Luan; Bruno, Cesinha e Diki(Diogo, Caio d’Ajuda, Gabriel, Napão e Vini)*O próximo jogo do Bahia é pelo Brasileirão, dia 5, na Fonte Nova, contra o Fluminense.