Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

EM CLÁSSICO POBRE E BELOS GOLS: VITÓRIA 1X1 BAHIA

Deu empate no Vi x Ba do Barradão
03/02/2022 às 10:34
     Um clássico tecnicamente pobre, mas com dois gols bonitos e um pênalti perdido; empate (1 x 1) justo construído na segunda etapa, mais animada que a primeira. Muita cautela de parte a parte, marcação e disputa forte no meio campo, raros lampejos. O Vitória jogou com mais vontade, pareceu melhor condicionado fisicamente. 

 Com o resultado, o Bahia chegou a 6 pontos e o Vitória a 5, 
 *
 No Barradão

- Boca da noite do dia Dois de Fevereiro, festa no mar para a rainha das águas, Iemanjá, lua nova, um rabisco no céu; tempo limpo e quente, verão, quarta rodada do Baianão, primeiro clássico da temporada.
 - Rivalidade presente, histórica. O treinador Dado Cavalcanti, do Rubro-negro, foi técnico do Tricolor na temporada passada, conhece bem o adversário e a importância do clássico. Guto Ferreira, treinador do Bahia, bem mais acostumado com o clima, a disputa, muitos BaVis nas costas..  Ambos com plantel novo nas mãos, ainda buscando a formatação de uma equipe, um jeito de jogar, entrosamento. 

 - Muitos jogadores, a grande maioria, de um lado e do outro, disputando o Ba X Vi pela primeira vez. Uns, jovens ainda, muito a aprender; outros, mesmo veteranos, sentindo o clima diferente da rivalidade, tensão, nervos à flor da pele. 

 - Bom gramado, a despeito das chuvas recente, 1.500 pessoas apenas nas arquibancadas (rubro-negros, óbvio), em função dos limites impostos pelo governo, por conta da pandemia. 

 - O Vitória com sua beca vermelha e preta; o Bahia de camiseta branca.  
*
 Com bola rolando ...
 Começo cadenciado e cauteloso. O Bahia trocando mais passes com a bola no chão. 

 - Aos 4’, Marco Antonio perdeu uma chance incrível de abrir o placar, em baixo da trave, só, depois de boa troca de passes entre Rodallega e Raí, que enfiou rasteiro da direita para a pequena área rubro-negra. Aos 13’, a resposta do Leão, com chute cruzado rasante de Luidji, da esquerda. Aos 14’, passe errado no meio campo do Bahia, Luidji entrou livre e chutou, na rede, por fora. Aos 15’, Daniel arriscou de longe, errou o alvo. Aos 17’, quase um gol contra do lateral Vicente, que atrasou mal a bola para o goleiro. 

 O Vitória começou nervoso mas logo equilibrou. Sequência de passes errados de lado a lado.

- Aos 24, duas tentativas do rubro-negro: Dudu e o lateral Yuri, bola raspando o poste. O Vitória já era mais ofensivo, chegava mais, ganhava as divididas. O Tricolor em ritmo de treino.  Aos 30’, novamente o Leão tentando; chute de fora, de Vicente, Danilo Fernandes espalmou.  E nada mais aconteceu até os 46 minutos.   

 Uma primeira etapa muito pobre de técnica, sem emoções. Cautela, briga pela bola e com a bola, maltratada. O Vitória chutou, arriscou mais. 
 *
  Nos vestiários, certamente descontente com o que viu nos 45 min iniciais, Guto mexeu no time. Pôs Ignácio no lugar do inseguro Gustavo Henrique, trocou Rezende por William Maranhão e tirou o inócuo Daniel, pôs Ronaldo.

  O Leão voltou a campo com mais apetite, postado mais à frente, marcando a saída de bola defensiva do rival, brigando e ocupando melhor os espaços. O Leão parece bem mais inteiro fisicamente.

- Gol ! 1 x 0 Vitória, aos 11 minutos. Um golaço de Luidji, que acertou um chute no ângulo, da quina da grande área, lado esquerdo ofensivo. 

 - Aos 20’, Ronaldo acertou a trave de Lucas Arcanjo. Na sequência, Guto colocou Mugni no lugar de Marco Antonio e Cirino no de Raí. 

- Gol ! 1 x 1 , aos 24’, Rodallega!  Boa jogada pela direita, Jonathan cruzou, Ronaldo tentou de letra, bola na trave, e Rodallega pegou a sobra, não perdoou, empatou. 

 Ficou mais corrido e mais animado. Dado, aos 33’, lança Roberto, Ruan e Pablo, pondo mais folego e força no meio campo.  Aos 34’, Marielson viu pênalti numa disputa entre Roberto e Jonhatan. Bem cavado. Os melhores lances do Leão sempre pela esquerda. 

 - Queiroz bateu o pênalti feito um tiro de meta, forte, alto, por cima do travessão. Perdeu a chance do desempate. 

 - Aos 37’, Rodallega fez boa jogada e deixou Cirino de cara, mas o atacante adiantou um pouco a bola e Lucas Arcanjo salvou. Lá e cá, jogo aberto e indefinido. Mas nada aconteceu até os 50 minutos. Deu empate, justo. 
*
 Destaques

Luidji arrebentou a defesa do Bahia pela esquerda, lépido, ousado. Dudu o melhor no meio campo.
 Pelo Bahia, Djalma, seguro e Rodallega. No mais, muita apatia, pernas presas.
  *
 Escalações 

 - Vitória: Lucas Arcanjo, Iuri, Cassiano, E. Pascoa e Vicente; João Pedro (Pablo), Dudu (Ruan), Jadson, Santiago; Luidji (Roberto) e Queiroz . Treinador, Dado Cavalcanti.  

- Bahia : Danilo Fernandes, Jonathan, Gustavo Henrique, Luis Otávio e Djalma; Patrick, Rezende, Daniel; Raí, Rodallega, Marco Antonio. Treinador, Guto Ferreira.

-  Arbitragem de Marielson Alves Silva, talvez o mais rodado da arbitragem baiana. 
*
Classificação:

 Jacuipense lidera, com 9 pontos; Bahia de Feira tem 7, Atlético de Alagoinhas e Bahia com 6; Vitória, com 5, é o quinto colocado.  

 Mas a rodada segue.  Bahia de Feira x Unirb, ainda na noite de quarta. 
*