Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA É REBAIXADO PARA SÉRIE C PELA 2ª VEZ E TORCIDA DEU EXEMPLO

ZédeJesusBarrêto comenta os prejuízos que o clube terá em 2022
28/11/2021 às 11:11
     Um gol no final (1 x 0 Vila Nova aos 47 do segundo tempo) e o Vitória caiu, pela segunda vez no currículo, para a Terceirona, o fundo do poço do Brasileirão, onde filho chora e a mãe não vê. Um prejuízo moral e financeiro incalculável. Um ano/temporada para o torcedor rubro-negro esquecer. E cobrar !  Renascer é preciso. 

  O panorama do jogo foi aquele bem conhecido de outros jogos no Barradão, onde a equipe mais perdeu e empatou. O time em campo teve mais posse de bola, trocou mais passes perto da área inimiga mas finalizou pouco e mal. Dificuldades de fazer gols. No final, pra variar, levou um gol daqueles que a gente diz: “O cara pra acertar outro chute desses vai levar anos”.  Levou, perdeu, caiu. 
*
  Vaticínio
 - Lembro-me do vaticínio de um torcedor do Bahia, um velho amigo, no dia em que o time rubro-negro saiu de campo, com jogadores expulsos a mando do então treinador Mancini, pra não perder do Bahia no Barradão, no que se chamou de ‘o jogo da fuga das galinhas’: “Eles vão pagar caro por essa sujeira, não vão ganhar mais nada até o time cair para a terceira divisão”.

 O fato é que daquele episódio pra cá o Leão desandou, entrou numa maré de azar daquelas, sem vencer mais nada, até que, neste domingo (28 novembro 2021), caiu mesmo para a Terceirona. O torcedor amigo, o mesmo, profético, acabou de me telefonar: 

- Eu não disse?

- Língua miserável, quero distância sua, viu?!
**
Classificação 

- O Botafogo, o time da Estrela Solitária é o Campeão da Série B, com 70 pontos ganhos, sobrando; Goiás é o vice, com 66 pontos, seguido pelo Coritiba, com 64. O Avaí ganhou de virada do Sampaio Corrê e também chegou aos 64 pontos ...  

São esses, pois, os quatro classificados para a Série A, a Primeirona/Elite em 2022. 
*
 - Estão desclassificados, caíram para a bagaceira da Série C, a Terceirona/2022:
O Brasil de Pelotas (23 pontos), o Confiança de Sergipe (37), o Vitória (40) e o Remo com 43. Remo que não conseguiu, em casa, vencer o Confiança (0 x 0); bastava um golzinho e se salvaria. Salvou-se o Londrina, que enfiou 3 x 0 no Vasco e chegou a 44 pontos na rodada final.  
*
No Barradão 

Tempo nublado em Salvador, meio abafado, 26 graus, torcedores mais devotados na arquibancada (mais de 5 mil) – olhos no campo e ouvidos no rádio pra saber dos outros resultados. Era preciso vencer o jogo e torcer contra Remo e Londrina.

 O Leão de branco, o Vila Nova todo de vermelho.

- Com bola rolando ...

 Clima de final, muita briga pela bola, nervosismo, o Vitória tentando tomar as iniciativas. Ritmo morno, feito o cair do dia. 

- Aos 17’, Raul Prata cruzou da linha de fundo, pela direita, e quase David chegava antes do goleiro; foi a primeira boa chance. O Vila Nova jogava sério mas sem agonia, sem pressa, cumpria tabela, apenas. Aos 24’, Dudu tentou de longe, passou perto, assustando o goleiro Georgemy. 

 A essa altura o Londrina já fazia 2 x 0 em cima do Vasco; o torcedor do Vitória calou-se por uns minutos, depois retomou o incentivo logo que o sol, meia boca, deu as caras, entre nuvens cinzentas. Aos 36’, quase o Vila Nova empatou; Lucas Arcanjo salvou.  
*   
 Na pressão, o Vitória fez um primeiro tempo melhor, atuando mais tempo próximo da área adversária, mas finalizou pouco. O Vila cumpria seu papel, dificultando as coisas para o rubro-negro, mas parecia desinteressado no placar. Empate sem gols.
*
 No intervalo, Wagner Lopes posicionou a equipe mais ofensiva, trocando o apoiador Cedric pelo meia Bruno. Em busca do gol. A torcida empurrando, querendo, mas... em campo o time acelerava e fuzilava pouco. O Vila só no contragolpe, vez em quando, sem assustar. 

- Aos 13’, Marcinho parou na defesaça de Georgemy, cara a cara.  Aos 22’, Raul Prata cobrou falta da direita, direta, errou o alvo. O Leão com mais apetite, acuando. Georgemy trabalhando.  Aos 30’, João Lucas teve a chance do empate mas bateu muito mal na bola ao finalizar, livre, de frente. Aos 34’, Álison pegou outra, de frente, isolou pro alto. Aos 36’, cabeçada de Thalisson, nas mãos do goleiro. Aos 42’, Wallace tentou, longe. Aí, então ...

- Gol! 1 x 0 Vila Nova, aos 47 minutos. Èder Monteiro, do meio da rua, encheu o pé e acertou o ângulo de Lucas Arcanjo, numa das raras finalizações do time de Goiás na partida.   

  É assim, nada é tão ruim que não piore. 

 Um resultado horrível, mas a cara do que foi a equipe durante a competição, que termina em 18º, o antepenúltimo lugar. Rebaixado.
*
Destaque apenas para a torcida uniformizada “Imbatíveis”, que marcou presença e vibrou até o fim, sem vaias, mesmo com a desclassificação da equipe. Ato de paixão.  
*
Escalações 

- Vitória : - Lucas Arcanjo, Raul Prata, Wallace, Thalisson e Roberto; Cedric (Bruno), Dudu (Manoel), F. Neto; Fabinho (Hítalo), David (Eron) e Marcinho (Alison). Treinador, Wagner Lopes (que foi treinador do Vila Nova, recentemente)

- Vila Nova : - Georgemy, André, Renato, Xandão e Formiga; Khalil, Bambu e Thiago Real; Grafite, Cleyton e Alesson (João Pedro, João Lucas, Rafael, Cardoso, Eder). Treinador, Hino Magalhães.

- Arbitragem mineira, com VAR; no apito, Ricardo Marques, sem maiores problemas. .
*
Jogos da rodada 

- Cruzeiro 0 x 0 Náutico; Ponte Preta 3 x 2 Coritiba; Vitória 0 x 0 Vila Nova; 

CSA 4 x 0 Brasil; Remo 0 x 0 Confiança; Londrina 3 x 0 Vasco; Avaí 2 x 1 Sampaio Corrêa; Operário 2 x 1 CRB; CSA 0 x 0 Brasil Pelotas; Botafogo 2 x 2 Guarani; 
Goiás 2 x 2 Brusque.
*
Pela Série A: Atlético MG 2 x 1 Fluminense. O Galo Mineiro praticamente Campeão da Série A/2022, antecipadamente, é o Campeão Brasileiro. 

- O Bahia joga nesta segunda-feira, 19h, em Goiânia, contra o Atlético Goiás, adversário duro, concorrente direto na parte de baixo da tabela de classificação. Três pontos fundamentais. 
*
 Morreu, aos 79 anos, o ex árbitro e diretor da FBF Wilson Paim, uma simpatia e elegância de pessoa, muito querido. Nossas homenagens