Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

O Leão arranca empate no Maracanã contra FLU

O rubro-negro baiano acaba a 23ª rodada com 26 pontos, em 14º lugar.
06/09/2018 às 22:13

  Pela escalação da equipe e a postura defensiva em campo, os noventa  minutos, a ideia de Carpegiani era não perder o jogo contra o Fluminense no Maracanã e manter a boa sequência do Leão sem derrotas e sem tomar gols nas últimas partidas. Conseguiu o que queria, com muita aplicação dos atletas na marcação, na ocupação do espaço defensivo, 0 x 0. Ofensivamente o time pouco ou quase nada produziu, mas o pontinho fora de casa ajuda no somatório da classificação.  

*

   O rubro-negro baiano acaba a 23ª rodada com 26 pontos, em 14º lugar.   O rival Tricolor tem 28 pontos e está em 11º com os resultados da noite de quinta:  três partidas complementares da rodada 23

- Santos 0 x 0 Grêmio ; e às 20 h, América (MG) 1 x 0 Vasco da Gama (em andamento).

*

Classificação    

- Os seis primeiros: Internacional e São Paulo com 46 pontos; Palmeiras e Flamengo, 43;

                                    O Grêmio tem 41 e o Atlético Mineiro 38.

- Os quatro últimos: Sport e Ceará com 23 pontos, a Chapecoense tem 22 e o Paraná, na lanterna, com apenas 16 pontos.

 

**

  No campo do Maraca

  Sem seu principal astro, o meia Neilton, suspenso, o Leão entrou fechadinho, priorizando a marcação, bem postado defensivamente. O Fluminense com a iniciativa, buscando o ataque, conseguindo alguns escanteios e tentando chutes de fora da área.

 A primeira boa chance foi dos cariocas. Aos 11’, Everaldo arriscou de longe e acertou o travessão. A resposta veio aos 14’, numa bola esticada em contragolpe e a finalização de R. Andrade, meio sem ângulo, para boa intervenção de Julio Cesar, rebatendo. Aos 22’, Mateus Alexandre caiu pela esquerda, levou a marcação e bateu forte, cruzado e rasteiro no canto oposto para ótima defesa de Ronaldo, espalmando no rodapé.

  O Flu em cima.  Aos 35’, após cruzamento da direita, Kayke, livre na pequena área, furou a cabeçada, desperdiçando chance clara de gol.  Aos 41, o bom lateral Airton Lucas varou pela esquerda e  bateu forte, na rede por fora.

  No primeiro tempo, basicamente só uma equipe jogou, teve a bola, buscou o gol, mas não conseguiu marcar. O rubro-negro  baiano muito retraído, retrancado, marcando  forte e na espera  de um contragolpe em velocidade, que não aconteceu. O goleiro Julio Cesar quase não trabalhou.

*

  No retorno dos vestiários, o mesmo panorama em campo. O Flu trocou M. Alexandre por Marco Junior. Muita pegada, cai-cai, corre-corre  e pouco futebol. O Vitória vivendo de bolas paradas alçadas na área adversária, só. E o tricolor carioca sem conseguir romper o ferrolho baiano. Aos 12’, o chute cruzado do lateral Leo cruzou toda a pequena área do Vitória e ninguém chegou para finalizar.

  Por volta dos 15 minutos os treinadores começaram a fazer substituições, tentando  mudar  a história da partida, arrastando-se para um zero a zero sem graça. Yago, André Lima, Nixon de um lado, Pablo Dyego e Junio Dutra do outro...  E as duas equipes se lançaram um pouco mais ao ataque, tentando o gol. Escaramuças lá e cá, o tempo passando e nada, joguinho murrinha, zero de imaginação, raras finalizações.

  Vaias no final. O empate até foi bom para a equipe baiana: três jogos seguidos sem perder e sem tomar gols. Mas o torcedor do tricolor do Rio insatisfeito com a sequência apagada, sem triunfos da equipe das Laranjeiras.

*

Destaques

O goleiro Ronaldo, a dupla de zaga Aderllan e Lucas Ribeiro, o apoiador Leo Gomes ...   e a dedicação de todos na marcação, o bom posicionamento defensivo.  

*

Ficha Técnica

                      Fluminense – Julio Cesar, Leo, DIgão, Gun, e Airton Lucas; Richard, Dodi e Luciano; Mateus Alexandre (M Junior), Everaldo e Kayke.  Treinador, Marcelo Oliveira.

                      Vitória – Ronaldo, Jeferson, Lucas Ribeiro, Aderllan e Bruno; Ramon, Rodrigo Andrade, Leo Gomes; Érick , Bou e Léo Ceará.  Treinador, P. C. Carpegiani.

No apito, Jean Pierre Gonçalves (RS)  

*

  - O próximo compromisso do Vitória, já pela 24ª rodada, será no domingo, às 19 h, contra o Vasco da Gama, no Barradão.

 

**

 

  Seleção Brasileira

  O time de Tite volta a campo depois da frustração da Copa da Rússia para dois amistosos em gramados da América do Norte. 

  O primeiro é nesta sexta, sete de setembro, 21 h (hora de Brasília), em Nova Jersey, contra os EUA.   O segundo será na terça, contra El Salvador.