Turismo

PRESIDENTE FRANÇA FEZ TOUR EM SALVADOR E CUMPRIMENTA TORCEDOR DO LEÃO

Participa da abertura do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África e fez um tour pelo centro histórico.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/11/2025 às 19:21
Torcedor do Vitória cumprimenta presidente da França
Foto: Ludovic Marin AFP
O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou a Salvador, na tarde desta quarta-feira (5), para a abertura do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África e fez um tour pelo centro histórico.

Antes de seguir para o festival, no Museu de Arte Moderna (MAM), Macron fez um pequeno "tour" por diferentes pontos turísticos e culturais no centro da capital baiana. Além do governador e da ministra da Cultura, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, esteve entre as autoridades que acompanharam o passeio.

Passou pela Galeria Fundação Pierre Verger, que preserva fotografias do antropólogo franco-brasileiro, desceu a Ladeira do Pelourinho e foi à Casa do Benin, museu dedicado às relações culturais afrodiaspóricas. Todo o percurso foi feito a pé, em meio à multidão de moradores e turistas que prestigiaram o momento no Centro Histórico.

Ao longo do passeio, o presidente também posou para fotos com autoridades e baianas de receptivo — mulheres trajadas como baianas de acarajé, que recepcionam turistas —, na Praça da Sé. O momento é uma prévia do evento, que vai abordar as discussões da conexão entre Brasil, França e países do continente africano.

Representando a musicalidade baiana, Carlinhos Brown foi um dos convidados para se apresentar na abertura do festival. Em entrevista antes do início do evento, o artista celebrou a conexão internacional com os países participantes.

"Salvador por si já condiz com um evento desse. […] Eu faço parte de um coletivo de grandes artistas da Bahia, que estão muito preparados. O fato de ter a Orkestra Rumpilezz só fortalece isso, fortalece muito o nosso desejo de manter os costumes que conversam sempre com a Europa, a África e as pessoas vão ver essa unidade", pontuou.