Turismo

BOLBAITE, O PARAISO VALENCIANO NA BACIA DO RIO SELLENT, p TASSO FILHO

A pequena cidade de 1324 habitantes fica localizada na bacia do Rio Sellent
Tasso Filho , Valencia, ES | 04/07/2021 às 19:37
O paraiso
Foto: TFF

A temporada de verão já chegou ao continente europeu e na Espanha, segundo país que mais recebe turistas no mundo, há sempre algo novo para se explorar. A comunidade valenciana é muito conhecida por suas belíssimas praias, mas existem muitos paraísos escondidos a serem desbravados.

A cerca de 84 km ao sul de Valência se encontra Bolbaite. Uma cidadezinha de apenas 1324 habitantes que fica localizada na bacia do Rio Sellent e tem apenas 40,4 km². A cidade é um importante sítio arqueológico e não se sabe exatamente quando foi fundada, lá já foram achadas moedas romanas da época do imperador Cláudio e do Imperador Juliano. A vila se desenvolveu em torno do Rio Sellent e foram os árabes os primeiros a chamá-la de Bolbaite ou ALBAIT (que significa albergue ou aldeia).

Bolbaite é conhecida por suas belíssimas cachoeiras e piscinas naturais. O rio é o point da cidade e no verão, diariamente os moradores locais e turistas vão para lá desfrutar dessa maravilha, fazer um piquenique, beber, se divertir.

Chegando lá, o visual é de cinema, impressionante e o pensamento é de "como Deus é maravilhoso". 

Águas cristalinas rodeadas por montanhas e cachoeiras compõem essa paisagem incrível. São várias piscininhas naturais que se formam com o cair das águas das cachoeiras nas rochas que cercam o rio. Há um local principal, um lago maior, onde tem uma ponte que liga os dois lados do rio. Nesse local e em muitas das piscinas é possível pular da pedra em diferentes níveis por conta da profundidade. Para os aventureiros e exploradores, um parque de diversões. As pessoas se desafiavam e se divertiam descobrindo novos locais para pular desbravando a natureza. Um excelente local para tirar fotos e passar o dia. 

Uma coisa que chama a atenção são os peixes, carpas de todos os tamanhos que vivem ao longo do rio e fazem parte da identidade da cidade. Para chegar lá existem duas entradas, uma pela estrada e outra pela cidade.

A cidade em si é uma típica cidade do interior da Espanha, com ruelas apertadas e casas simples. Apenas 2 mercados e alguns bares e restaurantes, a pacata Bolbaite é bem tranquila e aconchegante. O bar La Puente fica apenas a 3 minutos do rio é uma ótima opção de pit stop, com preços baratos e tudo de primeira qualidade. 

A dica é chegar cedo pois existem muitos locais legais para ficar ao longo do rio, mas a procura também é muito grande e todos os dias são lotados. Com o COVID-19 a entrada está sendo controlada e o limite é de 150 pessoas. Bolbaite fica a 1 hora de carro de Valência e a International Vip Valência está fazendo excursões de 1 dia para paraísos perdidos como este por 15€, vale a pena conhecer.