Turismo

Lavagem do Bonfim encanta turistas brasileiros que visitam Salvador

É uma das festas mais populares de Salvador
Da Redação , Salvador | 16/01/2020 às 12:21
Grupo de turistas
Foto: Fernando Vias

O sagrado e o profano mais uma vez se misturaram no tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, que conduziu uma multidão de pessoas, entre fiéis, festeiros, baianos e turistas, da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, à Colina Sagrada, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16).

A festa, uma das mais belas do ciclo de eventos da alta estação na Bahia, é uma tradição que se mantém desde o século XVIII. No cortejo se misturam manifestações artísticas, culturais e religiosas, com pessoas de várias crenças irmanadas pela fé. Outras são movidas pelo espírito de descontração, avançando por cada trecho do percurso entre cantorias e muita confraternização.

Para os turistas atraídos por esta manifestação da cultura popular baiana, o cortejo é um momento único. "Salvador tem uma energia maravilhosa e a energia que tem esta festa não dá para explicar", disse Lila Andere, de Curitiba, que veio à Bahia pela primeira vez e pretende seguir até a Igreja do Bonfim.

No mesmo grupo de amigos, o paulista Emerson Matos destaca o jeito de viver do baiano como importante atrativo: "É muito bacana ver uma das manifestações tão bonitas de Salvador, estas expressões genuínas daqui. O ritual e a vida normal nesta cidade são a mesma coisa e isto eu acho lindo".

Lis Barreto, de Porto Alegre, que acabou de chegar a Salvador com o marido Vinícius Giordani, para passar a lua de mel, também elogiou a Lavagem do Bonfim. "Este evento é único em todo o Brasil e na Bahia é onde se vê esta mistura bonita de religiões".

O pensamento dos visitantes é compartilhado com o do secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, que considera a Lavagem do Bonfim uma celebração de grande destaque no calendário de festas populares da Bahia.

“Tem a fé de baianos e turistas que andam esses oito quilômetros de forma tão emotiva. Todo mundo que vem retorna, prova de que a festa também é única. E essa mistura do sagrado e do profano, do catolicismo com o candomblé é uma mistura que só a Bahia sabe fazer. É uma festa de fato especial, não é à toa que está fazendo 275 anos e ela está se tornando cada dia mais forte, mais importante pra nós todos, baianos e turistas”, explicou durante o percurso.

O sincretismo religioso é a principal marca da Lavagem, que une adeptos da fé católica e do candomblé. O Senhor do Bonfim tem como correspondente na tradição religiosa afro-baiana o orixá Oxalá, daí o predomínio de roupas brancas usadas pelas pessoas que acompanham o cortejo e a lavagem.