Tecnologia

SALVADOR SEDIA A ARAMUSS EVENTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O MAR

Com apoio da Prefeitura, evento da Marinha apresenta inovações tecnológicas aplicadas ao ambiente marítimo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/11/2025 às 19:48
Ana Paula Matos
Foto: SECOM

Com o apoio da Prefeitura de Salvador, a Marinha do Brasil realiza até a próxima sexta-feira (14) a ARAMUSS 2025, um evento inédito com foco na inovação tecnológica aplicada ao ambiente marítimo. A abertura oficial do evento foi presidida nesta terça (11) pelo comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Gustavo Garriga Pires, e contou com a presença da vice-prefeita e titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos. 

Também participaram da cerimônia de abertura representantes de universidades, de institutos de pesquisa e de empresas nacionais e estrangeiras ligadas aos setores de defesa, tecnologia e inovação.

A primeira edição da ARAMUSS (Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation; em português: Simulação de Sistemas Marítimos Não Tripulados Aratu) tem foco na inteligência artificial e robótica aplicada ao ambiente marítimo. 

“Estamos muito honrados em receber a ARAMUSS em nossa cidade. Este é mais do que um evento; é um espaço de integração e inovação tecnológica promovido pela Marinha do Brasil em parceria com a Prefeitura. Para Salvador, ser o berço desse avanço é motivo de grande orgulho e reforça nossa vocação marítima e o compromisso com o desenvolvimento sustentável da economia azul”, avaliou Ana Paula Matos. 

Segundo a vice-prefeita, o encontro posiciona a capital baiana no mapa da inovação tecnológica aplicada ao ambiente marítimo. Além disso, pontuou Ana Paula, a parceria entre a gestão municipal e a Marinha fortalece os avanços da cidade, impulsiona o turismo de sol e mar e estimula o desenvolvimento científico e tecnológico. 

O comandante do 2º Distrito Naval apontou que o evento reúne empresas e universidades para debater e demonstrar soluções que já são realidade. “O emprego dual dessas plataformas, tanto militar quanto civil, mostra que o futuro da navegação autônoma já começou, e a Marinha do Brasil tem papel central nesse processo”, afirmou Garriga. 

“Estamos certos de que essa colaboração fortalecerá ainda mais os vínculos com o povo baiano e soteropolitano, ampliando o alcance das ações da Marinha em prol da cidadania, da segurança marítima e da valorização da nossa Amazônia Azul”, acrescentou o vice-almirante.

Coordenador do Grupo de Pesquisa em Geografia Marinha da Bahia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), José Rodrigues de Souza destacou a relevância da integração entre instituições e empresas para o meio acadêmico. “O evento representa uma oportunidade ímpar para as universidades e institutos de pesquisa. Esses sistemas abrem caminho para o crescimento da pesquisa aplicada e para a geração de novos negócios e empregos. Nossos alunos do Instituto Federal têm muito a ganhar com essa aproximação entre ciência, inovação e o setor produtivo”, disse.

Programação – Durante o evento, que conta com 24 expositores de tecnologia, os participantes conhecem as últimas tendências em tecnologia militar. São realizadas demonstrações de veículos não tripulados especializados em guerra de minas, simulações embarcadas exclusivas para expositores e convidados, além de workshops, palestras e mesas-redondas voltadas à discussão de desafios e oportunidades no emprego de sistemas autônomos e remotos.

As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do link https://www.even3.com.br/aramuss-2025-606626/.

Neste primeiro dia de evento, diversos palestrantes participaram da ARAMUSS Talks, debatendo temas como Sistema de Superfície Não Tripulado Supressor na defesa da Amazônia Azul; Deep Learning para detecção de objetos subaquáticos; primeiro protótipo de Veículo Autônomo Submerso; Robôs de Serviço; Assinaturas Eletromagnéticas de Embarcações no Contexto da Guerra de Minas; e iniciativas da Embraer em sistemas autônomos