Parceria com o Banco do Nordeste capacitou líderes para execução de Planos de Negócios através da I
Tasso Franco , Salvador |
19/12/2025 às 14:07
Hub Salvador, A GALERA TECH
Foto: ESTÚDIO 071
A demanda por formação em Inteligência Artificial está aquecida. Prova disso é que o Curso IA para Líderes, oferecido pelo Hub Salvador e Banco do Nordeste, em parceria com a D&D Soluções, ultrapassou em 300% o número de vagas disponíveis. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira (18), na sede do Hub, no bairro do Comércio, será ampliada em 2026 com novas turmas e modalidades.
O diretor do Hub Salvador, Antônio Rocha, comemorou o sucesso da iniciativa. “Não imaginávamos que a primeira turma, o nosso piloto, tivesse um alcance tão grande. Foi uma surpresa boa que nos fez replanejar o evento para aumentar o número de vagas, tanto que mudamos o local e mesmo assim tivemos que fazer algumas adaptações porque a demanda foi realmente muito superior ao imaginado”, destaca.
Com o sucesso da turma inicial, o gestor do Hub de Inovação do Banco do Nordeste, Gabriel Salgado, explica quais os próximos passos para 2026. “(Pensamos) não só em ampliar as turmas, mas os temas também. É um compromisso nosso fazer oficinas como essa, não só sobre inteligência artificial, mas escutar o empreendedor, ver qual é a demanda que ele mais precisa e trazer oficinas de seu interesse”, garante.
As empreendedoras Larissa Silva (Empreenda Café) e Melissa Oliveira (Cactus Mídia) planejam pôr em prática o conteúdo aprendido. “A ideia é sair daqui mais amadurecida nesse lado estratégico, conseguindo conectar diferentes ferramentas e automatizar algumas camadas do meu processo que hoje é bastante operacional”, diz Larissa. “Penso em trazer outras plataformas de IA. Eu usava poucas e aqui descobri outras que não conhecia ainda”, complementa Melissa.
Para Lázaro Cunha, diretor Executivo do Instituto Cultural Steve Biko, que trabalha com empreendedorismo negro, a atualização constante é necessária. “Quando você sai de um evento como esse, várias possibilidades surgem. Você não pode ficar para trás, e isso precisa ser transmitido para os empreendedores negros, que, para além do racismo sistêmico, ele também tem essa demanda por atualização no campo dos negócios e da alta tecnologia”.