O evento é gratuito, com capacidade de até 150 pessoas, e contará com a presença de empresários do setor, professores, estudantes e demais atores da sociedade civil organizada.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
16/07/2025 às 19:49
As inscrições podem ser realizadas através do link https://l1nk.dev/MbfyO
Foto: Bruno Concha
A Prefeitura de Salvador participa, nesta quinta-feira (17), do II Painel de Transição Energética de Salvador, uma prévia da COP 30, que acontece em novembro, na cidade de Belém (PA). Organizado pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS), o evento tem como base de discussão o futuro do setor de energia solar e ocorre das 8h às 12h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep.
O evento é gratuito, com capacidade de até 150 pessoas, e contará com a presença de empresários do setor, professores, estudantes e demais atores da sociedade civil organizada. As inscrições podem ser realizadas através do link https://l1nk.dev/MbfyO .
A iniciativa conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec) e apoio institucional da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Sebrae Bahia, Fieb, Fecomércio-BA, Amcham Salvador e Consórcio Nordeste.
O titular da Secis, Ivan Euler, afirma que o evento é um passo importante para Salvador e para o Nordeste na construção de uma agenda sólida de transição energética, baseada em inovação, sustentabilidade e inclusão. "Ao reunir diferentes setores - da indústria ao comércio, da gestão pública à sociedade civil - criamos um espaço estratégico de troca de experiências e fortalecimento de políticas integradas para o uso consciente da energia solar. A COP 30 será uma vitrine global, e é fundamental que estejamos preparados, com boas práticas, marcos regulatórios bem debatidos e compromissos reais com uma economia mais verde e resiliente”, declara.
"A transição energética não é apenas uma pauta ambiental, é uma agenda de oportunidades. Com mais de 300 profissionais já certificados — 15% deles mulheres — estamos mostrando que Salvador está pronta para liderar a economia verde com inclusão e inovação. Antecipar essas discussões antes da COP30 é estratégico: queremos nossa cidade no centro das soluções climáticas, conectando sustentabilidade, qualificação e geração de renda para quem mais precisa”, ressalta a secretária da Semdec, Mila Paes.
De acordo com o presidente da ABS, Marcos Rêgo, a COP 30 é o principal evento com foco na transição energética. "O Brasil é líder global no tema, sendo a Bahia um grande estado de destaque, seja na produção de energia solar, seja na produção de energia eólica, ou ainda, na produção de hidrogênio verde. Nesse sentido, o painel de transição energética é um evento que vai ao cerne da discussão. Falaremos dos avanços, especialmente para o setor de energia solar, e a ideia é aprofundar o debate e municiar os atores que estarão na COP 30, de modo a contribuir com esse debate global", avalia.