Tecnologia

SUBMARINO DESAPARECIDO SÓ TEM OXIGÊNIO ATÉ A MANHÃ DE QUAINTA-FEIRA

Mais de 10 por cento do oceano global é mapeado usando sonar moderno, de acordo com o National Ocean Service.
Tasso Franco , Salvador | 21/06/2023 às 09:39
Ruídos detectados por avião do Canadá
Foto: Ocean Gate
  O Primeiro Distrito da Guarda Costeira informou na quarta-feira que uma aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área onde as equipes procuram o submersível Titan desaparecido e as operações foram redirecionadas para lá. Esses esforços “tiveram resultados negativos, mas continuam”, tuitou a Guarda Costeira.

As equipes estão procurando uma enorme faixa de mar a cerca de 900 milhas a leste de Boston, com o tempo se esgotando no suprimento de oxigênio a bordo do submersível desaparecido que foi definido para os destroços do Titanic no fundo do oceano.

O submersível, chamado Titan, e seus quatro passageiros e piloto estão desaparecidos desde que perdeu contato com o navio de pesquisa canadense Polar Prince durante um mergulho na manhã de domingo. Criado pela OceanGate Expeditions, o navio de 22 pés estava sendo pilotado pelo CEO da OceanGate, Stockton Rush, em direção ao navio inafundável mais famoso do mundo que afundou no Atlântico Norte.

Autoridades da Guarda Costeira disseram na tarde de terça-feira que a embarcação tinha oxigênio suficiente para durar até a manhã de quinta-feira.

A Marinha despachou um sistema - o Flyaway Deep Ocean Salvage System - projetado para transportar objetos do tamanho de aviões e pequenas embarcações do fundo do oceano, disse um porta-voz, mas não está claro se a banda de apoio de outra tecnologia especializada necessária para operar está disponível.