Com informações do Tecnoblog.
Nara Franco , RJ |
21/12/2018 às 19:48
CNH PELO CELULAR
Foto:
A CNH digital poderá ser gerada gratuitamente usando apenas o celular. Ela permite levar sua carteira de motorista no smartphone, mesmo offline, mas antes era difícil de obter: você precisava ir até um posto do Detran, ou usar um certificado digital que quase ninguém tem. No entanto, é preciso esperar: o aplicativo está sendo atualizado aos poucos no iPhone e Android.
A partir desta quinta-feira (20), a CNH digital poderá ser obtida de graça pelos 26 milhões de brasileiros que possuem a versão mais recente da carteira de motorista em papel, emitida a partir de maio de 2017. Basta ver se a sua tem um QR Code impresso na parte interna.
Como funciona:
É preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e escanear o QR Code da sua CNH. Em seguida, é preciso fazer a validação biométrica usando a câmera do smartphone para provar que é você solicitando o documento. Informe o número de celular e pronto, a CNH digital estará em seu dispositivo — ela ficará disponível mesmo offline, sem conexão à internet.
“A necessidade de atendimento presencial limitava a procura pelo documento digital”, disse o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, em comunicado. “Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran.”
A validação biométrica facial é feita usando um sistema da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que também desenvolveu o CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital), versão eletrônica do documento de licenciamento. Esta versão está disponível no Distrito Federal, Ceará, Rondônia e Goiás.
Quem não tiver a versão mais recente do documento, com QR Code, precisa emitir uma segunda via. O preço varia dependendo do estado.