Bolonha, a cidade que recompensa quem utiliza transporte público
Nara Franco , RJ |
26/10/2018 às 09:09
Bolonha, uma das mais belas cidades italianas
Foto:
A cidade de Bolonha, no norte da Itália, criou um sistema de recompensa para os cidadãos que usam bicicleta ou transporte público. Muitos ciclistas recebem cervejas, ingressos de cinema e outros "brindes" em troca de viagens que realizam pedalando. Tudo é feito por meio de um aplicativo, chamado Bella Mossa, que pode ser traduzido como "Bom Trabalho".
O idealizador é o italiano Marco Amadori, um urbanista que lançou a ideia no ano passado para tentar tornar os transportes ecologicamente sustentáveis mais atraentes.
O sistema é simples. O usuário baixa o aplicativo, registra as viagens que faz em transporte público ou de bicicleta e, em seguida, troca os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao programa.
Os pontos são obtidos por viagem, e não por quilometragem, para estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo o maior número de vezes possível.
Ao final do trajeto, o aplicativo mostra o quanto de CO2 (dióxido de carbono) - um dos gases causadores do aquecimento global - deixou de ser emitido por terem escolhido o meio alternativo de locomoção.