Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A HISTÓRIA DOS 475 ANOS DE SALVADOR E O FORTE DE SANTA MARIA NA BARRA

A importância do Forte de Santa Maria na defesa da cidade nos séculos XVII e XVIII
10/03/2024 às 09:42
  1. O BJÁ apresenta nesta segunda-feira, 11, mais um video da história dos 475 anos de fundação da cidade do Salvador, a ser comemorado no dia 29 de março próximo, a ser exibido no canal de Sêo Franco da Bahia no YouTube, contando a importância do Forte de Santa Maria (Porto da Barra) na defesa da localidade nos séculos XVII e XVIII, hoje, centro de cultura e turismo da cidade, administrado pelo Exército.

   2. Os fortes de Santa Maria, Santo Antônio da Barra e São Diogo formam um triangulo no fogo cruzado dos seus antigos canhões para impedir que holandeses e franceses, especialmente a Companhia das Índias Ocidentais, ocupassem a cidade. Como tanto Santa Maria; quanto São Diogo, ambos começaram a ser construidos no inicido do século XVII, governo do espanhol Felipe II, o Forte de Santo Antonio, sozinho, não impediu a invasão holandesa com a poderosa esquadra comandadta por John Van Dorth.

  3. Os holandeses ficaram pouco tempo em Salvador e, novamente, em 1638, o conde Maurício de Nassau, tentou ocupar a cidade, mas, o fogo cruzado disparado por esses três fortes o impediu. O Forte de Santa Maria tinha 18 bocas de canhões e as embarcações invasoras que passassem pelo Forte de Santo Antonio, recebiam a carga de bolas de ferro do Santa Maria.

  4.  E aqueles que passassem dessa segunda linha de tiro recebiam nova descarga do Forte de São Diogo instalado no sopé do Morro de Santo Antônio da Barra, hoje, também, administrado pelo Exército, onde também funciona um espaço de cultura, o Espaço Carybé; Já no Forte de Santa Maria há uma exposição de fotógrafos baianos e outros no Espaço Pierre Verger. O ingresso para essas exposição custa R$20,00 inteira e R$10,00 meia (estudantes e velhos).

  5. Vale observar que foi na enseada do atual Porto da Barra que a esquadra de Thomé de Souza chegou a Capitania Hereditária da Bahia para fundar a cidade do Salvador e instalar um Governo Geral, pondo fim ao sistema falido das capitanias. Thomé chegou dia 29 de março de 1549, mas só desembarcou da nau Nossa Senhora da Conceição, dia 31 de março, e a cidade só começou a ser construida em maio, sendo sua primeira procissão de Corpus Christi, em 13 de junho de 1549, quando deu-se por inaugurada a cidade fortaleza.

  6. Outros historiadores apontam que a cidade só ganhou forma em novembro de 1549 com 4 a 5 ruas demarcadas e com casas de taipa, palácio, câmara e fortificações em paliçada, mas, o IGHB, considerou a data da chegada da esquadra (29 de março) como a quele que se deve comemorar a fundação de Salvador, o que é um erro, pois, não havia nada ainda, nem o local escolhido.
                                                                                ****

  7. A empresa Prime, que presta serviço à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), atrasou mais uma vez os salários e benefícios dos porteiros que trabalham em vários hospitais do estado. Neste domingo (10), o SindilimpBA denunciou o caso e pede ajuda para que os vencimentos, transporte e alimentação sejam pagos.

  8. Segundo a direção do sindicato, já foi encaminhado ofício e denúncia e nada foi feito até o momento. “Teremos de convocar uma audiência no Ministério Público do Trabalho para acolher esses trabalhadores, porque apenas o MPT nos responde”, frisa a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello.

   9. Ainda conforme o sindicato, a denúncia é uma reação a uma série de reclamações que foram parar no SindilimpBA, pelo fato da empresa Prime ser terceirizada. “Vamos acompanhar o caso e tentar resolver o problema da melhor maneira possível”, completa Ana Angélica Rabello.

  10. Com o objetivo de tornar o tema ESG mais acessível e aproximar seu conceito e prática da realidade baiana, a Aganju Consultoria, empresa nascida na Bahia e com atuação nacional, especializada em ESG e Impacto Social, lança o e-book "ESG com dendê”. 

  11. A publicação é um guia que revela as principais tendências em sustentabilidade, responsabilidade social e governança na Bahia e no Brasil para 2024. O e-book será disponibilizado gratuitamente a partir do dia 01 de março, através do site ebook.aganju.com.br. Mais informações em @aganjuconsultoria.

  12. De acordo com a pesquisa “‘ESG Market Navigator’, realizada pela Bloomberg Intelligence com executivos de grandes empresas,  84% dos entrevistados afirmam que fatores ESG ajudam a ter uma estratégia corporativa mais robusta, além de ser benéfica para a reputação da empresa e facilitar o acesso a capital. 

13. Apesar de esta ser uma diretriz quase irrevogável para o mundo dos negócios e motivo de interesse de grande parte da população, faltam referências técnicas mais regionalizadas sobre as principais tendências. Essa foi uma das motivações para a Aganju produzir essa publicação, que é fruto da soma de pesquisas, da larga experiência na agenda ESG e da baianidade nata das autoras.

14. O material destaca as principais tendências para se trabalhar a agenda ESG a partir das particularidades do estado da Bahia, considerando a sua vasta pluralidade social, ambiental e econômica. Através de dados, análises, reflexões autorais e fotografias, a proposta pretende gerar insights para que a Bahia assuma seu protagonismo na agenda, a partir de suas próprias potencialidades.