Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VEJA DIZ QUE LULA PODE MUDAR CANDIDATOS A GOVERNADOR NA BAHIA E CEARÁ

Lula entende que Jerônimo ainda pode reagir e ultrapassar ACM Neto nas pesquisas, hoje, liderando-as
31/01/2026 às 21:04
  1. A revista Veja diz que "se tiver que escolher entre constranger um aliado e algo que pode atrapalhar sua reeleição, ninguém no governo tem dúvida sobre qual seria a decisão do presidente da República. É por causa dessa certeza 
que a luz amarela acendeu recentemente em dois gabinetes importantes de Brasília. Os casos do Ceará e da Bahia são preocupantes.

  2. Desde 2006, o Nordeste é, proporcionalmente, a região que mais votos entrega ao PT, de um modo geral, e a Lula, em particular. Esse ativo eleitoral pode estar em risco. Pesquisas de intenção de voto indicam que Ceará e Bahia, dois colégios eleitorais importantes, podem eleger adversários do PT em outubro, fim à hegemonia do partido de mais de uma década nos dois estados e ameaçando comprometer a vantagem numérica que Lula contabiliza para tentar conquistar o quarto mandato. 

  3. Faltam nove meses para as eleições, muitas das candidaturas postas ainda são especulativas e tudo pode mudar, mas a simples possibilidade de algo dar errado nesse território dominado pelos petistas já está gerando insegurança e planos de contingência. 

  4. Ainda segundo Veja, embora em menor escala, a situação na Bahia, o maior colégio eleitoral do Nordeste, também acionou o sinal de alerta no PT. No estado em que o partido ostenta sua mais longeva hegemonia — são quase vinte  no Palácio de Ondina —, quem aparece na liderança das pesquisas é o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), 9 pontos à frente do atual governador e candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues  foi eleito com 52% dos votos e Lula conquistou 72% dos votos baianos no segundo turno. Mas o plano de emergência para a Bahia tem um diferencial em relação ao do Ceará. 

  5. Escalado como alternativa para, se necessário, tentar evitar uma derrota, o ministro Rui Costa, chefe da Casa Civil, não descarta a possibilidade. Pelo contrário. Governador do estado de 2015 a 2022, ele não esconde sua aversão a cargos no Congresso. No plano original, seria candidato a uma vaga no Senado. 

  6. Costa, porém, nutre o desejo de ser lembrado como candidato ao Palácio do Planalto no pós-Lula e, por essa lógica, atender o presidente e trabalhar por votos no Nordeste para um eventual quarto mandato poderia alçá-lo no médio prazo a posições mais confortáveis numa futura disputa pela sucessão do mandatário.

  7. Já a CNN revela que opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda descarta mudar os candidatos petistas aos governos da Bahia e do Ceará. Em conversa recente, relatada à CNN, o presidente afirmou que ainda é prematuro fazer mudanças nos palanques estaduais.

   8. E ressaltou que, como em eleições anteriores, acredita em virada na Bahia, onde o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) aparece em vantagem sobre Jerônimo Rodrigues (PT). O presidente ressaltou na conversa que o peso da máquina estadual faz a diferença no estado baiano e que Jerônimo tem potencial de crescimento eleitoral.

  9. Nos bastidores, caso o governador não se recupere, dirigentes petistas defendem que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o substitua na disputa estadual. No Ceará, Lula também considera que o governador Elmano de Freitas (PT) deve apresentar uma recuperação, ainda mais diante do provável apoio do PL de Jair Bolsonaro a Ciro Gomes (PSDB).

  10. Pesquisas eleitorais mostram um empate entre Elmano e Ciro, o que levou o ministro Camilo Santana (Educação) a anunciar a saída da pasta para ajudar no cenário estadual. No PT, há lideranças estaduais que defendem uma troca entre Elmano e Camilo. No entanto, Lula tem ressaltado que Elmano tem um palanque mais forte do que de Ciro.

  11. O presidente também acredita na possibilidade de Elmano fazer um enfrentamento ideológico com Ciro, sobretudo diante da rejeição a Bolsonaro no Ceará. No Rio Grande do Norte, porém, o Palácio do Planalto avalia o cenário eleitoral como muito difícil. O candidato da governadora Fátima Bezerra (PT) tem patinado nas pesquisas eleitorais e não tem conseguido apoios de peso à sua candidatura.
                                                                           ****
  12. O governador Jerônimo Rodrigues participa, nesta segunda-feira (2), a partir das 6h30, da tradicional Festa de Iemanjá 2026, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Durante a programação, o governador inicia o cortejo e realiza a entrega do balaio em homenagem à Rainha do Mar, um dos momentos mais simbólicos da celebração.

  13. A essa hora? Normalmente a entrega do balaio acontece à tarde.

  14. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), realizou, na manhã desta sexta-feira (30), o lançamento oficial do Selo Camarote Sustentável. A atividade ocorreu nas instalações do Camarote Brahma, em Ondina, e marcou a apresentação da Cartilha do Carnaval Sustentável 2026, além da mobilização dos camarotes para uma construção coletiva de uma festa mais inclusiva e responsável.

  15. O Selo Camarote Sustentável tem como objetivo apresentar conceitos e diretrizes voltados à adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança durante o Carnaval de Salvador. A iniciativa também busca incentivar a adesão voluntária dos camarotes e de parceiros da festa a um compromisso conjunto para reduzir impactos ambientais e ampliar benefícios sociais ao longo do evento. Em 2025, 13 camarotes receberam o selo, número que a gestão municipal espera superar nesta edição.

  16. Entre as medidas previstas no escopo do selo estão o uso de iluminação em LED, a redução de materiais descartáveis, a implantação da coleta seletiva de resíduos, o reaproveitamento da água proveniente de aparelhos de ar-condicionado e a priorização de fornecedores com práticas sustentáveis.

  16. De acordo com o titular da Secis, Ivan Euler, o encontro teve como foco apresentar o programa e ampliar o número de participantes. Segundo ele, a adesão à iniciativa está vinculada ao cumprimento das orientações contidas na Cartilha do Carnaval Sustentável 2026.

  17. “A partir da adesão, os camarotes passam a seguir uma cartilha, que para este ano foi revisada e aprimorada. O material reúne orientações sobre práticas sustentáveis que podem ser aplicadas não apenas nos camarotes, mas também em outros tipos de eventos”, explicou.

  18. O secretário falou ainda que o documento aborda temas como gestão de resíduos, substituição de plásticos descartáveis por materiais biodegradáveis, reaproveitamento de estruturas utilizadas em edições anteriores, uso de produtos de limpeza biodegradáveis e medidas de economia de água, além de ações voltadas à dimensão social.

  18. “Quem frequenta os camarotes passa a perceber essas iniciativas e se conscientiza. Há, inclusive, camarotes com a meta de se tornarem lixo zero, o que acaba servindo de exemplo para outros e para a população, reforçando a importância de proteger a praia e o mar durante a festa”, pontuou.

  19. van informou também que, nesta manhã, os camarotes receberam o termo de adesão, com prazo até o dia 9 de fevereiro para assinatura, além de um checklist com os critérios que serão verificados por meio de visitas técnicas logo no início do Carnaval.

  20. Colaboração – Parceira da Secis na execução do selo, a Startei atua no desenvolvimento da cartilha, no sistema de pontuação e no acompanhamento técnico dos camarotes. O sócio-diretor da empresa, Paulo Henrique Oliveira, explicou que a união ocorre há oito anos.

  21. “A Startei é um hub de inovação voltado ao desenvolvimento de projetos, treinamentos e consultorias com foco em ESG, economia criativa e inovação. A parceria com a Secis funciona da seguinte forma: a secretaria realiza o Selo Camarote Sustentável e a Startei acompanha esse processo, contribuindo na construção do conteúdo, da cartilha e do olhar técnico para os pilares social, ambiental e de governança aplicados ao Carnaval de Salvador e à sua cadeia produtiva”, afirmou.

  22. Segundo Paulo Henrique, a cartilha orienta desde ações ligadas à diversidade e ao investimento comunitário até práticas ambientais e diretrizes de governança. Ele ressaltou ainda a importância do cuidado com as áreas ocupadas pelos camarotes durante o Carnaval e destacou uma novidade desta edição. “Neste ano, retomamos a categorização do selo em ouro, prata e bronze, o que permite avaliar o nível de maturidade de cada camarote e de cada negócio em relação à sustentabilidade”, disse.