Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LAVAGEM DO BONFIM ATRAI MULITIDÃO NA SEGUNDA FESTA MAIS POPULAR DE SSA

A Lavagem do Bonfim é uma festa lúdica e religiosa da população de Salvador
10/01/2024 às 19:01
   1. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participa nesta quinta-feira (11), a partir das 7h30, da programação da Lavagem do Bonfim, com concentração em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. O gestor estará ao lado de secretários, dirigentes e outras lideranças do Executivo municipal.

2. O prefeito participará da cerimônia inter-religiosa na Basílica, a partir das 8h. Após a celebração, Bruno Reis se juntará aos fiéis, que darão início ao percurso de 8 quilômetros em direção à Colina Sagrada, no Bonfim.

3. O deputado estadual Rosembeg Pinto (PT) participa amanhã (11) das solenidades e cortejo do Senhor do Bonfim. A programação terá início na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde acontece um culto ecumênico, às 7h30, que antecede o cortejo rumo à Colina Sagrada. 

4. O parlamentar e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) prosseguirá até a Basílica do Senhor do Bonfim, na comitiva do governador Jerônimo Rodrigues e do seu vice e pré-candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior, acompanhando a chegada da imagem e tradicional lavagem das escadarias da igreja, pelas baianas.

5. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de dezembro de 2023, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 12,1 milhões de toneladas (t), o que representa um avanço de 6,9% na comparação com a safra de 2022 – que foi o melhor resultado da série histórica do levantamento para o conjunto de produtos pesquisados.

6, As áreas plantada e colhida estão estimadas em 3,53 milhões de hectares (ha), com avanço de 4,5% em relação à safra de 2022. Dessa forma, o rendimento médio esperado (3,44 t/ha) da lavoura de grãos no estado é 2,3% maior na mesma base de comparação.

7.  A produção de algodão (caroço e pluma) está estimada em 1,74 milhão de toneladas, que representa expansão (29,1%) em relação ao ano passado. A área plantada com a fibra aumentou 25,4% para 364 mil hectares em relação à safra de 2022.

8. O volume de soja a ser colhido pode alcançar 7,57 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento de 4,5% sobre o verificado em 2022. A área plantada com a oleaginosa no estado ficou projetada em 1,9 milhão de hectares. 

8. As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 3,09 milhões de toneladas, o que também representa crescimento de 8,9% na comparação anual. Com relação à área plantada, houve queda de 0,3% em relação à estimativa da safra anterior de 700 mil hectares. 

10. A primeira safra do cereal está projetada em 2,35 milhões de toneladas, 7,3% acima do que foi observado em 2022. Já o prognóstico para a segunda safra é de um avanço de 14,6% em relação à colheita anterior, totalizando 745 mil toneladas.

11. A lavoura do feijão pode sofrer um recuo de 2,1%, na comparação com a safra de 2022, totalizando 239 mil toneladas. O levantamento manteve a estimativa de 417 mil hectares plantados, a mesma observada no ano anterior. Estima-se que a primeira safra da leguminosa (143,5 mil toneladas) seja 1,4% inferior à de 2022, e que a segunda safra (95,3 mil toneladas) tenha uma variação negativa de 3,1%, na mesma base de comparação.

12. Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou produção de 5,47 milhões de toneladas, revelando queda de 2,3% em relação à safra 2022. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou projetada em 120 mil toneladas, apontando uma queda de 4,8% na comparação com a do ano anterior.

13. Em relação ao café, está prevista a colheita de 247 mil toneladas este ano, 5,6% acima do observado no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 100,7 mil toneladas, com variação anual de 0,2%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora teve previsão de 145,9 mil toneladas, 9,7% acima do nível do ano anterior. 

14. As estimativas para as lavouras de banana (913,8 mil toneladas), laranja (634,3 mil toneladas) e uva (65,6 mil toneladas), por sua vez, registraram, respectivamente, variações de 1,0%, -2,9% e 7,8%, em relação à safra anterior. O levantamento ainda indica uma produção de 938,3 mil toneladas de mandioca, 9,6% superior à de 2022. 

15. A produção de batata-inglesa, estimada em 331,8 mil toneladas, apresenta recuo de 6,3%; e a do tomate, estimada em 179,6 mil toneladas, aponta alta de 0,9% na comparação com a do ano anterior.

16. O investimento em infraestrutura educacional garante à comunidade escolar não só um ambiente adequado, seguro e moderno para o processo de ensino e aprendizagem, como também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, nas quais os recursos são aplicados. 

17. A construção, ampliação e modernização de unidades escolares representam também a abertura de novos postos diretos de trabalho e ainda empregos indiretos, que impactam positivamente na economia local, fortalecendo as comunidades onde as obras estão sendo realizadas.

18. Um total de 99 obras concluídas em 2023 - entre construção de novas unidades e complexos poliesportivos; ampliação; e modernização/reforma de 227 colégios - contou com um investimento de R$1,2 bilhão na rede estadual de ensino. O pedreiro Fábio Ferreira de Jesus, 35 anos, trabalha na construção do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Marlene Alves dos Santos, no município de Irará.

19.  Para ele, a obra, em fase de conclusão, representa um legado. “Já trabalhei em diversas obras, mas esta aqui vai ficar marcada na minha vida porque se trata de uma escola que vai servir para a educação de meus filhos e de todo o povo de Irará”, relata.

20. Em toda a Bahia, o investimento do Governo do Estado na área de Educação reflete diretamente na melhoria do ensino, como também tem impacto positivo na economia com a geração de emprego e renda. A construção civil foi o setor que mais gerou empregos no Brasil nos primeiros meses de 2023. 

21. Os dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que foram geradas 148.630 vagas formais no país, entre janeiro e maio. No Nordeste, a Bahia liderou o número de empregos com carteira assinada do setor. Nos canteiros de obras da Educação, durante todo o ano de 2023, foram admitidos 15.500 trabalhadores da Construção Civil pelo Governo do Estado.

22. Uma boa infraestrutura escolar colabora com a melhoria da qualidade do ensino, aumenta o interesse do aluno pelos estudos e, consequentemente, eleva as taxas de aprovação e também contribui para a redução da evasão escolar. 

23. Assim como o alunado, a qualidade estrutural da instituição também motiva o corpo docente a trabalhar com mais entusiasmo e dedicação. Para o estudante Luis Henrique da Silva, 18 anos, do Colégio Pedro Marques e Marques, localizado no bairro de São Cristóvão, a nova estrutura e os equipamentos que foram disponibilizados para os alunos fizeram a diferença em seu aprendizado, o motivando a correr atrás de seu sonho ao se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), este ano, para cursar Direito e Ciências Sociais.