Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRESIDENTE LULA JÁ FEZ 19 VIAGENS AO EXTERIOR E APENAS DUAS A BAHIA

Tá certo fazer o que viria fazer na terra mais violenta do pais
09/09/2023 às 10:38
  1. Em sua 19ª viagem ao exterior, em oito meses de governo, o  presidente Lula da Silva voltou a cobrar ações mais enfáticas dos países desenvolvidos para ampliar o combate global às mudanças climáticas. O curioso é que o presidente só esteve na Bahia a trabalho duas vezes para lançar o Mina Casa, em Santo Amaro, e lançar, em Salvador, a Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, em solenidade com Margareth Menezes, e já visitou 19 país. Lula ficou mais tempo fora do país do que viajando por cidades brasileiras, algo que ele também prometeu fazer. Paciência, é um novo modelo de gestão.

 2. (ÍNDIA) Formado por 19 países e a União Europeia, o G20 reúne as principais economias do mundo, tanto países considerados desenvolvidos como em desenvolvimento, para discutir políticas em comum em um cenário multilateral. A sessão inaugural, intitulada “Um Planeta”, tem como tema exatamente a preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, transição energética, mudanças climáticas e emissões de carbono.

 3. “O descompromisso com o meio ambiente nos leva a uma emergência climática sem precedentes. O aquecimento global modifica o regime de chuvas e eleva o nível dos mares. As secas, enchentes, tempestades e queimadas se tornam mais frequentes e minam a segurança alimentar e energética. Agora mesmo no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais”, destacou.

 4. Para o presidente, é necessário que os países ajam o mais rápido possível, para que as mudanças sejam mitigadas. Do contrário, segundo ele, as parcelas menos favorecidas continuarão sentindo os efeitos devastadores dessa alteração. E, para evitar que novas tragédias ocorram, os países responsáveis pela mudança precisam contribuir.

 5. “Se não agirmos com sentido de urgência, esses impactos serão irreversíveis. Os efeitos da mudança do clima não são sentidos por todos da mesma forma. São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes, os mais impactados. Quem mais contribuiu historicamente para o aquecimento global deve arcar com os maiores custos de combatê-la. Esta é uma dívida acumulada ao longo de dois séculos”, afirmou.

 6. O presidente voltou a cobrar dos países ricos uma medida acordada ainda em 2009, na COP 15, em Copenhagen, na Dinamarca. Na ocasião, ficou acertado que seria criado um fundo no valor de US$ 100 milhões para financiar ações de combate às mudanças climáticas, algo que nunca saiu do papel.

 7. O líder brasileiro anunciou ainda que, durante a Presidência do G20, o Brasil pretende lançar uma Força-Tarefa de mobilização global contra a mudança do clima. "Lançaremos, em nossa presidência do G20, uma Força-Tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima. Queremos chegar na COP 30, em 2025, com uma agenda climática equilibrada entre mitigação, adaptação, perdas e danos e financiamento, assegurando a sustentabilidade do planeta e a dignidade das pessoas. Esperamos contar com o engajamento de todos".

 8. (DEMOROU, MAS VAI) O presidente da República em Exercício, Geraldo Alckmin, embarca com uma comitiva neste domingo, 10/9, para o Rio Grande do Sul para visitar regiões castigadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado e reforçar as ações que vêm sendo tomadas pelo Governo Federal desde o início da semana. O deslocamento foi anunciado nesta sexta, 8/9, após reunião com diversos ministros e secretários. Seguindo orientações do presidente Lula, foi criado um comitê permanente de apoio ao Rio Grande do Sul.

  9. O G20 – O grupo é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Para esta cúpula, também foram convidados Bangladesh, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Ilhas Maurício, Nigéria, Omã, Países Baixos e Singapura.

  10. O grupo responde conjuntamente por cerca de 80% do PIB mundial e 75% do comércio internacional, além de dois terços da população e 60% do território do planeta. No encerramento da cúpula de Nova Delhi, no domingo, 10/9, o Brasil receberá da Índia a incumbência de presidir o G20 no próximo mandato, que se inicia em 1º de dezembro deste ano e irá até 30 de novembro de 2024.
                                             *****
  11. Abastecimento de água será interrompido na terça-feira (12) em Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos para possibilitar a realização de serviços de manutenção preventiva no sistema de abastecimento, o fornecimento de água será temporariamente interrompido na próxima terça-feira (12), a partir de 8h da manhã nos municípios de Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos.

  12. A vazão distribuída também poderá sofrer oscilações e redução nos municípios de Feira de Santana, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis. Os serviços devem ser concluídos no início da tarde da própria terça-feira, quando o fornecimento será retomado de forma gradativa.

  13. O governador Jerônimo Rodrigues fará a entrega de novas viaturas, nesta segunda-feira (11), na capital. As entregas dos veículos, que serão destinados a Salvador e região metropolitana, serão divididas em três momentos.

  14. As primeiras viaturas serão entregues às 8h30, na Praça João Paulo II, na Fazenda Grande 2, em Cajazeiras, próximo à Companhia da Polícia Militar. Em seguida, Jerônimo se dirige a Paripe, onde entrega o segundo lote, às 9h30, na Praça João Martins.

  15. Por último, às 10h30, o governador estará na Avenida Suburbana, no cruzamento com a Avenida Frederico Costa, na altura da entrada do bairro, para entregar o terceiro lote de viaturas. Neste último ponto, será realizada uma coletiva de imprensa.

  16. Com imenso pesar que o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, lamenta o falecimento da professora e historiadora Maria Izabel Muniz Figueiredo, mais conhecida como Bebela, aos 94 anos. Ao reconhecer sua grande contribuição para arte e cultura em Juazeiro e região, a SecultBa disponibilizou o Centro Cultural João Gilberto para manifestação de últimas despedidas para a professora.

  17. Contadora de histórias e com ampla e invejável memória, Bebela foi uma das personalidades mais importantes de Juazeiro. A professora dedicou sua vida ao teatro e às manifestações folclóricas dos ribeirinhos sanfranciscanos, procurando manter viva as tradições culturais e o legado histórico da terra das carrancas.

  18. Bebela foi secretaria de educação de Juazeiro e também regente de corais. Sua ausência causa grande comoção para a região, especialmente para toda classe artística e cultural baiana. Que o seu exemplo de dedicação à educação e à cultura continue vivo e inspirando as gerações atuais e futuras.

  19. Com imenso pesar que o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, lamenta o falecimento da professora e historiadora Maria Izabel Muniz Figueiredo, mais conhecida como Bebela, aos 94 anos. Ao reconhecer sua grande contribuição para arte e cultura em Juazeiro e região, a SecultBa disponibilizou o Centro Cultural João Gilberto para manifestação de últimas despedidas para a professora.

  20. Contadora de histórias e com ampla e invejável memória, Bebela foi uma das personalidades mais importantes de Juazeiro. A professora dedicou sua vida ao teatro e às manifestações folclóricas dos ribeirinhos sanfranciscanos, procurando manter viva as tradições culturais e o legado histórico da terra das carrancas.

  20. Bebela foi secretaria de educação de Juazeiro e também regente de corais. Sua ausência causa grande comoção para a região, especialmente para toda classe artística e cultural baiana. Que o seu exemplo de dedicação à educação e à cultura continue vivo e inspirando as gerações atuais e futuras.