Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VIOLÊNCIA: DOIS DEPUTADOS DEFENDEM INTERVENÇÃO FEDERAL NA BAHIA

Bairros Calabar e Alto das Pombas tiveram dia de cão
04/09/2023 às 10:15
1. Dois parlamentares da Bahia, um federal e o outro estadual, defendem intervenção federal na Bahia para tentar conter a onda de violência no Estado com o crime organizando ocupando bairros na capital e em cidades do interior, a última delas, Jacobina. No final de semana com prolongamento nesta segunda-feira a violência tomou conta dos bairros Calabar e Alto das Pombas com reflexos nos bairros da Graça, Federação, Sabino Silva e Ondina com a UFBA e colégios municipais suspendendo aulas, ruas interditadas e um conflito que terminou com 7 reféns libertados, 3 suspeitos homens presos e mais 5 suspeitos mortos, apreensão de armas e até granadas. 

2. As pessoas estão com medo de sair de casa, um apartamento no bairro da Graça foi atingido por uma bala perdida, os moradores do enternos dos prédios no Calabar e Alto das Pombas não encostam nas janelas, os mercados de frutas e gêneros alimenticios na Centenário proximos a entrada do Calabar ficaram sem clientes e o comércio do entorno do Campo Santo parou. Na Barra, até no Calçadão, à noite, o movimento praticamente desaparece a partir das 21h. Às 22h do Barravento ao Farol da Barra vira um deserto.

3. O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil) lamentou, na última terça-feira (29), que a Bahia tenha “perdido” a guerra contra o crime. Diante das chacinas relatadas na mídia e dos números que colocaram o Estado no topo da violência no Brasil, o deputado defende uma intervenção federal na Bahia, para colocar um fim à situação de “descontrole” na segurança. Somente em 2023, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, houve 32 chacinas em Salvador e Região Metropolitana com um total de 119 vítimas.

10. “É muito crítica a situação da violência na Bahia, demonstrando uma total falta de controle na área da segurança pública. Não dá mais para aceitar o que está acontecendo, com chacinas e tiroteios todos os finais de semana. É nítido que houve uma negligência na segurança, resultando no aumento do crime, com alto custo de vidas e disseminação da violência e do medo por todo o Estado. A Bahia perdeu a guerra contra o crime. Não há outro caminho senão uma intervenção federal”, afirmou.

11. Já o deputado estadual Pablo Roberto, do PSDB, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pediu, na sexta-feira, 11 de agosto, intervenção federal visando conter o crescente aumento da criminalidade no estado.

12. Em um ofício encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PCdoB), o parlamentar baiano destacou a necessidade de "medidas urgentes para conter a situação".

13. Pablo Roberto justificou seu pedido citando a presença cada vez mais frequente da criminalidade em todas as áreas do estado, incluindo a capital. Nesta semana, um homem foi assassinado a tiros na Avenida Tancredo Neves, região conhecida como centro financeiro da cidade.
                                                   *****
14. O TRT da 5ª Região (TRT-5) elegeu, nesta segunda-feira (4), a nova administração do Tribunal para o biênio 2023/2025, que vai tomar posse no próximo dia 6 de novembro. O desembargador Jéferson Alves Silva Muricy será o novo presidente; a desembargadora Léa Reis Nunes, a vice-presidente; a desembargadora Ivana Mércia Nilo de Magaldi será corregedora regional; e a desembargadora Suzana Maria Inácio Gomes será corregedora regional adjunta. 

15. A eleição ocorreu em sessão do Tribunal Pleno e também foram escolhidos a diretoria da Escola Judicial (Ejud-5) e os ocupantes de outros importantes cargos no Tribunal para o próximo biênio.

16. Esses TRTs perderam a força diante da hegemonia do STF.

17. A Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) convidam à imprensa para coletiva a ser realizada nesta terça-feira (05), às 16h, no auditório do MTE, em Brasília. As instituições vão apresentar os resultados da Operação Resgate 3, ação conjunta de combate ao trabalho análogo à escravidão, numa parceria que envolve os seis órgãos.

18. Representantes de todas as instituições apresentarão o balanço das ações de fiscalização realizadas, no mês de agosto, nas 27 unidades federativas do País (26 estados e Distrito Federal).

19. Participarão o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; o defensor público-geral federal em exercício, Fernando Mauro Júnior; o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador da Câmara Criminal do MPF; o diretor-geral substituto da PRF, Antônio Jorge Azevedo Barbosa, e um representante da PF.

20. Além do resgate de trabalhadores, a operação tem por objetivo verificar o cumprimento das regras de proteção ao trabalho, permitir a coleta de provas para responsabilizar, na esfera criminal, os responsáveis pela exploração dos trabalhadores e assegurar a reparação dos danos individuais e coletivos causados aos resgatados.