Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO LULA RELANÇA PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE DE SAÚDE BUCAL

Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) está de braços dados com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a preservação da Mata Atlântica
08/05/2023 às 08:48
  1. Agora, o Brasil passa a contar com mais 33,3 equipes de saúde bucal em atividade em todo o país, pelo SUS, e mais de 5,6 mil serviços em funcionamento. Para isso, foram investidos mais de 136 milhões. Ao todo, 805 municípios brasileiros foram contemplados com os novos serviços e equipes de saúde bucal. Desses, pelo menos 85 municípios irão receber equipes de saúde bucal pela primeira vez.
 
  2. “Eu viajava muito o Brasil e me incomodava ver uma menina ou um rapaz de 16 anos que já não conseguia sorrir na frente da gente. Tinha vergonha. As pessoas não se tratam porque não podem. Ninguém gosta de parecer feio diante dos outros. O Brasil Sorridente é uma coisa extraordinária, porque não recupera só o sorriso, recupera a dignidade do ser humano”, disse o presidente. 

  3. “Tudo isso é investimento. Não me fale em gasto. Porque tratar da saúde do povo é investimento. Um cidadão com saúde é muito mais útil e mais produtivo que um cidadão doente, sem força para prestar um serviço que poderia prestar. Qualquer dinheiro para cuidar do povo é investimento”, completou.
 
  4. A auxiliar de cozinha Eunice Pereira Santos é moradora do Distrito Federal e beneficiária do Brasil Sorridente. A iniciativa possibilitou que ela e toda a família pudessem cuidar da saúde bucal regularmente e trouxe qualidade de vida.
 
  5. “O programa cuida dos meus familiares, marido e filhos. Sempre que tenho alguma coisa eu vou lá. Antes do programa, eu raramente ia ao dentista. Para pessoas de baixa renda, dentista é caro. Só ia em emergência, com dor insuportável. Quando fui contemplada pelo Brasil Sorridente passei a ir regularmente, estou sempre sendo atendida. Com o problema de gengivite que eu tinha eu comecei a perder dentes e com a entrada do programa consegui o tratamento. Não perdi mais dentes e uso prótese.
 
  6. Eunice ainda recomendou o Brasil Sorridente para toda a população. “As pessoas devem buscar atendimento no programa. Vão ser chamados e vai poder fazer o tratamento completo. E agradeço muito ao programa. Acreditem, ele é bom, faz bem e a gente pode ficar assim, sorrindo”, finalizou.
 
  7. O Brasil Sorridente foi criado em 2004 e mudou a vida de milhões de brasileiros. Uma das suas diretrizes é combater a dificuldade de acesso à saúde bucal, principalmente para a população mais vulnerável e em regiões de vazios assistenciais.
 
 8. Em 2022, foi aprovada pelo Congresso Nacional a Lei nº 8131/22, que prevê o acesso universal, equânime e contínuo aos serviços de saúde bucal, que passam a integrar o SUS definitivamente. Assim, a oferta de serviços odontológicos não pode ser interrompida ou colocada em segundo plano por gestores federais, estaduais e municipais.
 
 9. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalhou as mudanças que virão com a sanção realizada pelo presidente. “Essa modificação transforma o Brasil Sorridente em política de Estado. Aqui demonstramos uma forte união e compromisso para que alcancemos a saúde bucal como direito de todos e todas”, destacou. “Nesses primeiros meses de governo, estamos credenciando 3.685 novas equipes de saúde bucal e 530 novos serviços e unidades, beneficiando assim, mais de 10 milhões de pessoas”, disse.
                                               *****
 10. A troca do kit de TV Parabólica com sinal digital para famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) já está disponível em mais de 292 municípios dos estados da Região Nordeste. A medida se faz necessária por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o 5G seja implantado na região - e implica na transferência da banda C para a banda Ku, com sinal digital, melhor qualidade de som e imagem.
 
 11. O kit e a instalação são ofertados sem custo para os beneficiários dos programas sociais. A ação é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa -- EAF) e acompanhada pelo Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os equipamentos de recepção do sinal são mais modernos e visam garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada da tecnologia móvel.
 
 12. "Estamos avançando cada vez mais com o 5G, que já finalizou a limpeza da faixa em 946 municípios. A distribuição desses kits vem atingindo cada vez mais cidades e até o fim do primeiro semestre teremos finalizado nestas 1,6 mil cidades", explicou o ministro da Comunicações, Juscelino Filho. "Os kits garantem mais qualidade de som e imagem e proporcionam uma variedade maior de canais para as famílias", completou.
 
 13. O Ceará é o estado com a maior quantidade de municípios com agendamentos disponíveis, totalizando 51. Em seguida estão Bahia (46) e Alagoas (39). Em todo o Brasil, mais de 200 mil pessoas já receberam o equipamento em casa.

 14. O Movimento Construção Saudável, em parceria com o Sebrae, promoverá uma jornada de palestras sobre os desafios da responsabilidade social na Construção Civil, em formato híbrido (presencial e online), entre os dias 22 de maio e 1° de junho. O evento acontece nos auditórios do Sebrae Tatuapé e conta com o apoio da FAM (Faculdade das Américas), Habitat para a Humanidade Brasil e Hoff Analytics. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

 15. As palestras têm como objetivo criar um espaço de compartilhamento sobre as melhores práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor. As empresas que investem em ESG buscam equilibrar lucro com sustentabilidade e responsabilidade social, levando em conta questões como mudanças climáticas, direitos humanos e transparência.

 16. “Sabemos que o setor da construção civil tem avançado muito na adoção de práticas mais sustentáveis e que levem em conta também a questão social. Mas temos consciência de que há um longo caminho pela frente. Portanto, este será um espaço de partilha, para que, de forma conjunta, o setor consiga deixar um impacto cada vez mais positivo para o mundo e para as pessoas”, comenta o diretor executivo do Movimento Construção Saudável, Júlio César Barbosa.

  17. A promoção e chancela do Sebrae ao evento sinaliza a importância dos temas para o empreendedor e para o trabalhador. “A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para proporcionar mais informação a um maior número de pessoas em todo Brasil”, afirma Júlio.

  18. De acordo com o GBC Brasil (Green Building Council), ONG (Organização Não Governamental) que promove certificações em território nacional, prédios sustentáveis com certificação LEED, por exemplo, conseguem reduzir em 40% o consumo de água, 30% o de energia elétrica, 35% a emissão de dióxido de carbono e 65% a geração de resíduos. Em relação à diversidade, os avanços também são necessários. As mulheres representam apenas 19% dos profissionais da ativa, segundo o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

  20. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) está de braços dados com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a preservação da Mata Atlântica. Para isso, a empresa participa da construção e do planejamento do projeto GEF Cabruca. Nesta segunda-feira (08), representantes dessas instituições, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) se reuniram com esta finalidade.

  21. O objetivo do projeto é reduzir e reverter a degradação do bioma Mata Atlântica em paisagens produtivas da região sul da Bahia, por meio de uma gestão eficaz dos recursos naturais para criar um ambiente propício à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade, com ênfase na cultura do cacau como suporte à subsistência das populações locais e benefícios ambientais globais.