Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COLETÂNEA COMEMORATIVA DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA BUSCA RECURSOS

Espera-se que os autores tragam fontes primárias para embasar suas narrativas
04/05/2023 às 11:37
     1. A Mwana Produções, em parceria com a Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB), presenteia o nosso estado e o Brasil com a coletânea INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: LUTAS E SÍMBOLOS DE UMA GUERRA NA BAHIA.

   2. A obra, que integra as ações alusivas aos 40 anos da UNEB, é composta por 14 textos inéditos e potentes, oriundos de estudos historiográficos sobre a Independência na Bahia, que teve seu marco no dia 02 de julho de 1823, a partir de aspectos da história social; cultural; econômica; política; religiosa; escravização; gênero; representações relativas a festividades comemorativas da Independência e a figuras como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.

  3. Os conteúdos contemplam aspectos diversos, que afirmam a determinação e a coragem do povo baiano, dos negros, dos indígenas e das mulheres na luta pela libertação dos brasileiros da dominação dos colonizadores portugueses.

  4. A coletânea, organizada por meio de Chamada Pública promovida pela UNEB, em 2022, conta também com a participação de especialistas que pesquisam a temática. O lançamento da obra está previsto para julho deste ano.

  5. O projeto de produção e lançamento do livro está apto a captação de recursos, através do Programa Fazcultura, Lei de Incentivo à Cultura do Governo da Bahia.

  6. A BAHIAGÁS já confirmou o patrocínio de um ¼ do valor total do projeto. Agora a equipe busca o patrocínio complementar para viabilizar a impressão e lançamento do livro, antes da data comemorativa.

  7. A partir de um conceito de diagramação moderno e sofisticado, a equipe produzirá um livro científico e também artístico, propondo um diálogo entre os textos historiográficos e as artes de 15 artistas visuais, que ilustrarão as páginas de abertura de cada um dos 14 artigos escritos, além da capa do livro. A seleção dos artistas foi realizada por meio da curadoria de Marielson Carvalho. O curador também está selecionando artistas da palavra, para incluir na coletânea textos em cordel, conto e poesia.

  8. A publicação desta coletânea tem o propósito de colocar em evidência a participação fundamental da Bahia e dos baianos no processo de independência do Brasil da dominação da Coroa Portuguesa. Essa participação teve como marco inicial, a Conspiração dos Alfaiates, também denominada de Conjuração Baiana ou de Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798, inspirada pelos ideais liberais das revoluções nas monarquias europeias.

  9. Com a Revolução Liberal do Porto, de 1820, produziram-se desdobramentos acirrados e com lutas por terra e mar, cujo desfecho se deu em 2 de julho de 1823, quando o povo baiano garantiu a inserção daquela província na unidade nacional brasileira.

  10. Comemorar, com esta obra, esse momento histórico, o qual evidencia que a independência do Brasil não começou nem terminou com o grito no Morro do Ipiranga, é mais uma contribuição importante da Bahia na continuidade da luta dos brasileiros pela soberania nacional e pelo estado de direitos e de igualdade social.

   11. Produtora cultural criada há 13 anos pelo produtor Emílio Souza Santos, a MWANA Produções Artísticas atua com a organização de eventos culturais, promovendo artistas baianos, brasileiros e internacionais, cujas composições demonstram identidade apurada, estética atual, além de resgatar a cultura popular com criatividade e respeito.

  12. A MWANA destaca-se nas áreas de coordenação de projetos, produção executiva, participação em editais públicos e privados, tour manager nacional e internacional, agente de booking e manager dos artistas. Dentre os projetos destacam-se a produção e realização dos projetos “Sons da África” e “Mestre Didi – Revisitações Artísticas”, além da produção artísticas dos músicos Tiganá Santana e Letieres Leite Quinteto.

  13. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), maior instituição pública de ensino superior da Bahia, completa, em junho de 2023, 40 anos de existência. Fundada e mantida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação (SEC), está presente geograficamente em todas as regiões do Estado, através de seus 26 campi, na capital e interior.

  14. Além dos Campi, a UNEB está presente na quase totalidade dos 417 municípios do estado, por intermédio de programas e ações extensionistas, em convênio com organizações públicas e privadas, que beneficiam milhões de cidadãos baianos, a maioria pertencente a segmentos social e economicamente desfavorecidos e excluídos.

  15. A Editora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), criada em 2006, filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), tem sua política editorial pautada por democraticidade, transparência e qualidade. Nesses quase 17 anos de existência foram publicados mais de 600 títulos de áreas diversas, especialmente de Educação, Ciências Humanas e Sociais, Linguística e Letras. 

  16. Dentre os diversos eixos de produção editorial da EdUNEB encontra-se a publicação de livros comemorativos de caráter histórico, no qual se integra a Coletânea Comemorativa Bicentenário da Independência na Bahia, visando responder à importância histórica, social, política e cultural de eventos e personalidades locais ou nacionais.
                                                                   ******
  17. Estamos curiosos para saber onde os pesquisadores foram buscar as fontes primárias de Felipa.

  18. O turismo baiano se mantém em expansão, como demonstram estudos relativos a fevereiro de 2023, no período do Carnaval, na alta temporada. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia superou em 5,4% a média nacional, nas atividades turísticas durante o mês, em relação ao mesmo período de 2022. O crescimento do estado foi de 20,2%, enquanto o país registrou 14,8%. Já no levantamento sobre a receita no setor, a Bahia cresceu 36%, superando também o índice nacional, que ficou em 34,1%.

  19. “Esses números são o resultado de um planejamento do Governo do Estado, que comandou o processo de atração de visitantes para a Bahia, em ações conjuntas com os municípios, o trade turístico e a sociedade civil organizada. Destinos como Salvador e Chapada Diamantina lideraram a procura no país. 

  20. Nossa expectativa é de continuidade no crescimento, durante o São João, com alcance nos 417 municípios baianos. Para isso, divulgamos a festa nos principais polos emissores de turistas nacionais", declarou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar. 

  21. (CORREIO) O apresentador do Brasil Urgente, Uziel Bueno, negou envolvimento em um suposto esquema de "Golpe do Pix" na Band Bahia, similar ao ocorrido na Record TV Itapoan. Em fala no começo do programa desta quinta-feira (4), o jornalista destacou que tem "26 anos de jornalismo" e diz que está "absolutamente tranquilo".

  22. "Esse tipo de fake news não me perturba. As notas nesses sites não tinha nome de denunciante nem de autoridade policial. Não tinha nome de ningúem. É apenas uma falsa notícia jogada ao vento", começou ele em seu discurso.

  23. O apresentador disse que essas notícias "contra ele" têm cunho político, pois ele pretende se candidatar no ano que vem para disputar um cargo eletivo em Salvador.

  24. "Nesse tempo, já ajudei muita gente. Já denunciei muita gente. Já dei muita notícia. E tenho certeza que muita gente gosta de mim e que muita gente não gosta de mim", disse o apresentador, que prometeu processar todos os portais que noticiaram o caso.

  25. Uziel ainda citou uma nota da Polícia Civil, que diz investigar uma "outra emissora", além da Record TV, por esquema de "Golpe do Pix".