Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TITE DEIXA COMANDO TÉCNICO DA SELEÇÃO APÓS FIASCO CONTRA A CROÁCIA

Agora é recompor o trabalho da CBF
09/12/2022 às 11:11
    1. Tite confirmou que vai deixar o comando da Seleção Brasileira após a queda nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar para a Croácia. O treinador assumiu a equipe em 2016 e foi o primeiro a continuar no comando da equipe após perder uma edição anterior do Mundial. Ora, deveria ter deixado antes. Agora é tarde.

  2. "Derrota dolorida, mas em paz comigo mesmo. Fim de ciclo", confirmou o treinador ao ser questionado na entrevista coletiva.

  3. O técnico afirmou que o momento não era adequado para fazer um balanço do trabalho: "O tempo pode responder melhor, por mais coerente, não tenho condições de avaliar todo o trabalho. Tenho certeza que com o passar do tempo as pessoas vão fazer uma avaliação devida. Não tenho essa capacidade."

  4. Criticado pelas substituíções, Tite explicou as opções por Rodrygo, Antony e Pedro, e afirmou que aceita as contestações. O treinador ainda explicou o motivo de Neymar não ter batido nenhuma das quatro penalidades.

  5. "Porque ele é o quinto e decisivo pênalti, fica com pressão maior e precisa do jogador de mais qualidade, mentalmente mais forte para fazer a ultima cobrança. É isso", declarou. 

  6. Olhando a real do jogo, Tite errou demais. Primeiro, deixar Modric jogar à vontade como jogou o tempo todo fez com que o meio-campistas comandasse o time da Croácia à vontade. Tirar Vinicius Jr atacante que ainda assustava a defesa da Croácia para colocar Rodrygo inconcebível. 

  7. Demorou demais para substituir Richarlison que não conseguiu quase nada no primeiro tempo. Deveria, também, ter incentivado os jogadores da defesa para apressarem o passo da defesa para o ataque. Muito lenta essa saída de bola.

  8. O goleiro do Brasil falhou no gol da Croácia e a defesa toda correu para trás sem marcar quem vinha do meio do campo croata.

  10. O juiz da partida excelente. Ninguém também pode reclamar do campo. 

  11. Neymar e Militão foram os melhores em campo. Neymar pela força de vontade, as jogadas que fez e o gol; e Militão pela raça e único da defesa que subia para o ataque. Danilo, um desastre. O juiz foi até condescente com ele poderia ter lhe dado cartão vermnelho na falta que cometeu.

  12. O técnico da Croácia ouviu Perisic e deu uma mexida enorme no time na prorrogação a turma com gás e Tite ficou olhando pro céu.

  13. A Argentina venceu a Holanda nos pênaltis. Quem primeiro bateu na Argentina foi Messi, gol; no Brasil, Rodrygo, bola nas mãos do goleiro. 

  14. A Holanda fez um segundo gol antológico numa Copa com jogada ensaiada dentro de uma área. Nunca tinha visto isso. E olhe que o goleirão da Argentina é muito bom. Classificou los hermanos defendendo dois pênaltis.

  15. Quem ganha futebol é jogo, raça, disputa e não dança, pandeiro e samba. Isto estamos cansados de saber, mas os brasileiros repetem esse mesmo erro e se entusiasma antes dos jogos. 

  16. Associar Neymar Jr a Bolsonaro e Tite a Lula não tem sentido, mas as redes sociais estão repletas de notas nessa direção.

  17. A maioria dos jogadores da seleção joga e reside na Europa e devem voltar para lá. O avião da seleção deve voltar com pouca gente.

  18. Messi também não é mais o mesmo jogador de outrora. Hoje, cansou na prorrogação contra a Holanda. Mas, ainda faz a diferença.