Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA COVID SEGUE EM QUEDA NA BAHIA, AGORA 12.156 PACIENTES ATIVOS

Dos 1.123.311 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.087.249 já são considerados recuperados, 12.156 encontram-se ativos e 23.906 tiveram óbito confirmado.
29/06/2021 às 13:02
   
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.903 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 3.762 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (29) também registra 89 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.123.311 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.087.249 já são considerados recuperados, 12.156 encontram-se ativos e 23.906 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.364.917 casos descartados e 232.556 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 50.793 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.906 representando uma letalidade de 2,13%. Dentre os óbitos, 55,77% ocorreram no sexo masculino e 44,23% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,96% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,24%, preta com 15,44%, amarela com 0,42%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,79% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 60,68%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,86%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       *****
5. Com o objetivo de contribuir com a segurança da população, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou uma Indicação para sugerir a implantação de sistema de cadastro de aparelhos de celular. O parlamentar tem como base uma medida realizada na Bahia, a implantação do sistema “Alerta Celular”, no qual a pessoa faz o cadastramento prévio do IMEI (número de identificação global e único) do aparelho. Se tiver o celular roubado ou furtado, o dono, no prazo de 48h, pode acionar o alerta.

6. O deputado ressaltou que a experiência teve grande êxito e que, apenas em uma semana, mais de 12 mil usuários tinham feito o cadastro dos celulares. “Em abordagens, os policiais poderão consultar o banco de dados e verificar se o aparelho está cadastrado como fruto de roubo ou furto, podendo realizar a apreensão e encaminhamento à delegacia que vai acionar o proprietário, mediante uma notificação, para a devolução”, explicou Carletto.

7. Ronaldo destacou que esse sistema ajuda a inibir o comércio ilegal de aparelhos roubados. “Através desta Indicação, quero sugerir que o Ministério da Justiça e Segurança Pública adote, em âmbito nacional, em parceria com as empresas de telefonia, sistema semelhante ao modelo adotado no Estado da Bahia”, salientou.
                         
8. Após dois anos de sancionado pela prefeitura de Salvador, o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa ainda não entrou em vigor, não tem regulamentação e sua aplicação é ignorada. Essa afirmação partiu do vereador soteropolitano Luiz Carlos Suíca (PT), que enviou uma nova indicação ao Poder Executivo para que o estatuto seja devidamente reconhecido e aplicado. 

9. Nesta terça-feira (29), o edil petista apresentou dados que comprovam a morosidade na regulamentação e a ausência de políticas públicas de reparação para a população mais negra fora do continente africano.

10. O Santander Brasil inaugurou uma linha de consórcio voltada para os gamers. A partir de R$ 5 mil em crédito, o Consórcio Gamer Santander pode ser parcelado em até 48 vezes. Na contemplação, o cliente poderá adquirir uma série de periféricos para jogos, dos mais simples aos mais complexos, como PCs, notebooks, consoles, cadeiras, kits gamer, headset e kit driving.

11. Mais recentemente, neste mês de junho, o Banco lançou a campanha Tem Santa, tem game, em parceria com a Fúria, uma das organizações de esports que mais crescem no mercado brasileiro, apoiando o time de CS:GO – versão mais recente do game Counter Strike – na 8º edição do campeonato cs_summit. 

12. A marca também estará presente no The Starter Series, programa de mentoria de uma das maiores plataformas de streaming do mundo, a Twitch. Os aspirantes a criadores de conteúdo receberão a mentoria de Calango, o streamers oficial da Fúria no “site roxo”, como a rede é conhecida entre os usuários.

13. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá, na próxima segunda-feira (5), às 20h, o curso online Passo a passo para interpretação de eletrocardiograma (ECG) nas emergências. Aberta ao público, a atividade será conduzida pela cardiologista Pollianna de Souza Roriz, coordenadora da Rede de Infarto com Supra – protocolo de infarto agudo do miocárdio (IAM) – e bloqueio atrioventricular total (BAVT) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

14. Além de Pollianna Roriz, que possui especialização em Estimulação Cardíaca Artificial Clínica e Cirúrgica pelo Instituto do Coração (Incor), o curso contará com a presença do cardiologista e ecocardiografista Igor Schonhofen – coordenador da unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular do HGRS. Os participantes terão direito a certificado.

15. A capacitação online é uma iniciativa da Comissão de Educação Permanente Multiprofissional (Cepemu-HGRS). Fará parte do calendário oficial da instituição a partir do segundo semestre de 2021, quando será implantada uma linha de ação educativa de cuidados ao paciente crítico.

16. O encontro acontecerá às 20 horas, pela plataforma Teams. Interessados podem acessar a videoconferência pelo link http://bit.ly/ECGCepemuHGRS.

18. Salvador é a mais nova capital a fechar parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e aderir ao gov.br , que dispõe de uma rede para impulsionar e integrar as iniciativas por um governo 100% digital. O Distrito Federal, 12 estados e 42 municípios já participam dessa ação, que visa acelerar a digitalização com foco no usuário dos serviços públicos. 

19. Ao aderir à rede, os participantes assumem o compromisso de seguir as diretrizes e regras do governo federal sobre a oferta dos serviços públicos digitais e a simplificação do atendimento prestado aos usuários. Uma das soluções digitais oferecidas pelo gov.br são as plataformas com autenticação única de usuários, para que a população utilize apenas um login e uma senha para acessar os mais diversos serviços públicos digitais.

20. O prefeito Bruno Reis destaca que, nos últimos anos, Salvador tem trabalhado na realização de ações no âmbito digital e, atualmente, desenvolve o Plano Diretor de Tecnologia e Inovação do município. “Essa adesão ao gov.br é um passo importante para tornar Salvador cada vez mais digital, com prestação eficiente e ágil dos serviços públicos e, assim, contribuir para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, afirma.

21. O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, destaca a importância das parcerias entre o governo federal e os demais entes federados para expandir a transformação digital no país, em uma atuação articulada e colaborativa. “A transformação digital é o caminho para reduzir a burocracia, melhorar o ambiente de negócios do país e facilitar a vida dos cidadãos brasileiros. 

22. A integração das ações do governo federal com estados e municípios é fundamental para ampliarmos a oferta de serviços digitais à população”, pontua.