Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB DIZ QUE INFECTADOS NA BAHIA CAEM PARA 12.974 E ÓBITOS FORAM 88

Dos 1.066.552 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.030.977 já são considerados recuperados, 12.974 encontram-se ativos e 22.601 tiveram óbito confirmado.
14/06/2021 às 09:15
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.805 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.373 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (14) também registra 88 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.066.552 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.030.977 já são considerados recuperados, 12.974 encontram-se ativos e 22.601 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.319.208 casos descartados e 236.600 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 49.942 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.601, representando uma letalidade de 2,12%. Dentre os óbitos, 55,82% ocorreram no sexo masculino e 44,18% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,83% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,19%, preta com 15,49%, amarela com 0,42%, indígena com 0,14% e não há informação em 6,93% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,40%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,12%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                         *****

5. Nesta terça-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai recomeçar a aplicação da primeira dose contra a Covid-19, na Escola Municipal Valdemira Alves de Brito, localizada no bairro Tomba, das 8h às 17h. Poderão ser vacinadas pessoas nascidas em 1967, gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto), além dos outros grupos prioritários.

6. Na última sexta-feira, 13, Feira de Santana recebeu 7.410 doses da vacina Pfizer para aplicação em primeira dose contra a Covid-19. No entanto, as seringas e os diluentes só foram entregues nesta segunda. É importante ressaltar que a vacinação de grupos prioritários segue até o dia 15 de junho. A partir do dia 16, a imunização da população seguirá exclusivamente o critério de idade.

7. Caso a pessoa se enquadre em um grupo prioritário e não seja vacinado nesse prazo, terá que respeitar o critério da data de nascimento para ser imunizado posteriormente.

8. Veja quais são os grupos e os documentos necessários: Pessoas nascidas em 1967 – RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

8. Gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto) - Para serem vacinadas é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

9. Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, incluindo lactantes - Devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência, receita ou relatório médico que comprove a comorbidade.

10. Trabalhadores do setor rodoviário a partir de 18 anos - Devem apresentar cadastro ou algum documento que comprove vínculo de atuação na área, RG, CPF e comprovante de residência. Estão incluídos motoristas de vans, transporte escolar, ônibus urbanos e intermunicipais - público ou privado.

11. Trabalhadores da limpeza pública a partir de 18 anos - Devem apresentar cadastro ou algum documento que comprove vínculo de atuação na área, RG, CPF e comprovante de residência.

12. Trabalhadores da Educação a partir de 18 anos - Devem apresentar o último contracheque ou Carteira de Trabalho. Nos casos de Pessoa Jurídica (PJ), deve ser apresentado o contrato de trabalho que comprove vínculo com a instituição de ensino, além de RG, CPF e comprovante de residência.

13. Trabalhadores da Segurança Pública e Forças Armadas a partir de 18 anos -  Devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Serão vacinados somente aqueles que estejam em pleno exercício das atividades, de acordo com a lista de profissionais disponibilizada pelas corporações. Podem ser vacinados policiais militares, civis, rodoviários, federais e penais, agentes penitenciários, bombeiros militares e civis, guardas municipais, guardas de trânsito e salva-vidas.

14. Pessoas com HIV/ Aids - Pessoas que convivem com o HIV/Aids, maiores de 18 anos, podem receber a primeira dose da vacina com a apresentação de atestado médico ou receita com medicação contínua, RG, CPF e comprovante de residência. Também podem ser vacinados no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda.

15. A Prefeitura de Itanagra, cidade que fica a 130 Km de Salvador, começou a vacinar contra a Covid-19, desde hoje (14), a população com idade a partir dos 45 anos ou mais. Além disso, estão sendo vacinados trabalhadores da educação e da limpeza urbana a partir de 30 anos ou mais. 

16. “É com muito orgulho que somos uma das primeiras cidades do Brasil a vacinar com essa idade. Temos o compromisso com a nossa população e a nossa gestão não mede esforços para imunizar todos”, afirmou o prefeito Marcus Sarmento (PP). No final de maio, o Ministério da Saúde autorizou a imunização da população geral por idade (entre 59 e 18 anos, em ordem decrescente de faixa etária).

17. "Assim que chegarem as doses necessárias, vamos escalonar o cronograma de vacinação e diminuir mais as faixas etárias", explicou Marcus Sarmento.