Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID SE ESTABILIZA NA BAHIA COM 88 MORTES NO ESTADO

O Governo do Estado publica nesta quarta-feira (02) a nova lista de convocados do Programa Partiu Estágio
01/06/2021 às 19:48
    1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.280 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 4.657 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (1) também registra 88 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.016.480 casos confirmados desde o início da pandemia, 979.917 já são considerados recuperados, 15.234 encontram-se ativos e 21.329 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.281.862 casos descartados e 229.739 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 49.200 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 21.329 , representando uma letalidade de 2,10%. Dentre os óbitos, 55,70% ocorreram no sexo masculino e 44,30% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,83% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,06%, preta com 15,45%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,10% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 62,30%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,32%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                               *****
5. O Governo do Estado publica nesta quarta-feira (02) a nova lista de convocados do Programa Partiu Estágio. Ao todo, 1.388 estudantes universitários serão chamados para atuar nos órgãos estaduais, em 60 municípios na Bahia, com postos de trabalho na capital e interior do estado. Nessa edição, o programa contemplará 110 cursos de graduação.

6. Os estudantes selecionados terão até vinte dias úteis para apresentar a documentação, exigida no edital, a partir do dia 11/06, ao órgão em que irão atuar. O chamamento será encaminhado por e-mail e sms, já a lista dos convocados estará disponível para consulta no site institucional da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). Os universitários que não apresentarem a documentação completa, ou não se apresentarem dentro do prazo estipulado, perderão a vaga de estágio automaticamente.

7. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, todas as medidas preventivas estão sendo adotadas por cada órgão, no intuito de garantir a segurança de seus colaboradores. Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com o e-mail e telefone do órgão em que irão estagiar. Todos esses dados estarão no e-mail de convocação para o estágio. Após a entrega de toda a documentação e assinatura do contrato, o universitário já poderá iniciar o estágio.

8. Neste cenário imposto pela Covid-19, muitos tutores ficam em dúvida sobre quais cuidados devem ter e quais produtos devem usar para que não prejudiquem a saúde dos pets. Mesmo com a atenção redobrada de higiene durante a pandemia, os banhos nos pets não precisam ser frequentes, nem é recomendado usar álcool, creolina ou outro produto desinfetante para higienizá-los.

9. Até o momento, não há evidências de que os cães e gatos, por exemplo, possam transmitir a Covid-19 para as pessoas. No entanto, existe sim a possibilidade dos bichos carregarem o vírus, que fica impregnado no corpo, pelos e patas. Segundo a médica veterinária Gabriela Vieira, se uma pessoa contaminada espirrar ou tossir perto do animal e o vírus ficar na pele dele, é possível, sim, transmitir para outras pessoas.

10. Gabriela, que é também agente de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lembra que, ao sair com os animais para caminhadas, é importante manter o distanciamento e evitar contato com outros bichos. Ela afirma que não há estudo que confirme que eles podem contrair o vírus, e dá dicas de como fazer a higiene ao retornar do passeio.

11. Recomendações de limpeza – Primeiro, é preciso limpar as quatro patas com água e sabão ou produtos específicos que são encontrados em pet shops, e secar com secador ou toalha. Quem tiver e achar confortável, pode calçar as patas dos animais antes de ir passear e evitar ao máximo o uso de álcool, hipoclorito de sódio ou similares.

12. “Não tem indicação nenhuma de usar hipoclorito de sódio ou álcool que usamos em superfícies para higienizar os animais. Eles podem se intoxicar, se queimar, ficar com a pele mais sensível e, em casos mais extremos, pode levar até a morte”, destaca a médica veterinária.

13. Sobre banho e tosa higiênica, Gabriela afirma que o correto é que ocorra, no mínimo, a cada 15 dias ou uma vez no mês. “Mais do que isso não recomendo, pois pode gerar doenças de pele. Se for um animal que não saia muito ou que tenha pelo curto, até um mês dá pra segurar”.

14. Isso porque os animais produzem gordura natural na sua pele, que serve como forma de proteção. Então, se os banhos forem frequentes, essa proteção é retirada e podem surgir infecções, alergias e coceiras.

15. Caso o banho ocorra em domicílio, a especialista recomenda uso de shampoos e condicionadores neutros, com cuidados especiais com os olhos e também ouvidos para não desenvolver otite. Se o seu animal de estimação começar a espirrar, tossir ou apresentar qualquer outro problema de saúde, o médico veterinário deve ser consultado.

16. Representantes das secretarias da Prefeitura de Lauro de Freitas participaram, nesta terça-feira (1º), do primeiro encontro de devolutivas das oficinas de construção e elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. As sugestões populares, que vão compor a peça de planejamento, também foram analisadas pelos gestores.

17. A construção do PPA 2022-2025 começou com a participação popular no dia 27 de maio, quando a Prefeitura disponibilizou no site oficial um formulário de solicitações de demandas prioritárias dos bairros. De acordo com a prefeita Moema Gramacho, que compareceu no encontro realizado na faculdade Unime, os munícipes sabem onde estão as demandas sociais e devem ser ouvidos pelos gestores.

18. “Na gestão passada planejamos o PPA anterior em uma conjuntura diferenciada da que estamos agora. Teremos que acrescentar muitas demandas nesse PPA, fruto das circunstâncias da pandemia. São questões que precisam ser bem pensadas, com a participação popular, para que nossos gestores consigam planejar a luz do que existe de concreto do ponto de vista do financeiro”, considerou a prefeita.

19. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, as reuniões internas são para avaliação de demandas manifestadas pela população. “O planejamento ouve da sociedade quais são as prioridades dos bairros em relação a investimento, saúde, educação, social e outros. Tudo isso serve como referência, para que a gestão possa colocar nas peças de orçamento o que será executado durante o ano”.

20. Morador de Lauro de Freitas, o deputado estadual Jacó destacou o PPA como planejamento fundamental para o sucesso da Administração Municipal. “Como costumo dizer, quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Então essa forma de organizar o PAA, com corpo técnico para atender o sonho da população, é importante para dar linha às ações da gestão”, refletiu.

21. O Poder Legislativo municipal foi representado pela presidenta da Câmara de Vereadores, Naide Brito. “A Câmara sempre esteve presente nas construções de peças de planejamento do município de Lauro de Freitas e também defende que a participação coletiva é essencial”, frisou. O vice-prefeito Vidigal Cafezeiro e o superintendente estadual de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos (SUDH), Jones Carvalho, também participaram do encontro.

22. As audiências públicas PPA serão realizadas online, em função da pandemia, nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho. Acompanhe pelas redes da Prefeitura.