Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID NA BAHIA TEM QUADRO DE ESTABILIDADE COM 75 ÓBITOS

Infectologistas preocupados com cepa indiana que chegou ao Brasil
21/05/2021 às 07:26
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.801 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.168 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (21) também registra 75 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 976.251 casos confirmados desde o início da pandemia, 936.855 já são considerados recuperados, 19.116 encontram-se ativos e 20.280 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.253.810 casos descartados e 217.614 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 48.603 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 20.280, representando uma letalidade de 2,08%. Dentre os óbitos, 55,64% ocorreram no sexo masculino e 44,36% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,81% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,04%, preta com 15,34%, amarela com 0,43%, indígena com 0,12% e não há informação em 7,26% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 63,30%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,55%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                               ******
5. O Brasil registrou nesta sexta-feira 2.215 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 446.309, informou o Ministério da Saúde.

6. O Brasil possui o segundo maior número de mortes por covid-19 no mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, e a terceira maior contagem de casos confirmados de coronavírus, atrás dos EUA e da Índia.

7. Com isso, o país lidera também na América Latina, região que ultrapassou nesta sexta-feira a casa de 1 milhão de óbitos por covid-19, conforme dados compilados pela Reuters.

8. Depois de atingir um pico de 4.249 mortes em um único dia em 8 de abril, na esteira da disseminação de uma variante mais transmissível, o Brasil tem verificado recentemente uma estabilização dos números da pandemia, embora ainda em patamares elevados.

9. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou nesta sexta-feira que, com base em análise do período entre os dias 9 e 15 de maio, muitos Estados que haviam registrado uma queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas semanas anteriores passaram a apresentar tendência de reversão ou aumento --o que, em grande parte, se deve às infecções pelo coronavírus.

10. "É importante ter redução sustentada de número de casos para uma recomposição do sistema de saúde, inclusive com vistas a reduzir a taxa de ocupação de leitos", disse em nota o coordenador do boletim InfoGripe, Marcelo Gomes.

11. Segundo a entidade, oito unidades da federação apresentam atualmente sinal de crescimento nos índices de SRAG, enquanto dez demonstraram interrupção da tendência de queda. Gomes destacou que diversos desses Estados ainda possuem valores similares ou superiores aos picos observados em 2020.
                                                      *****
12. O município de Cachoeira passará a contar com dez leitos de UTI para atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19. Os leitos, instalados no Hospital São João de Deus, unidade da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, devem começar a receber os primeiros pacientes na próxima semana. O funcionamento da UTI será viabilizado graças à contratualização anunciada nesta sexta-feira (21) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, durante inspeção às instalações da unidade. O investimento será de cerca de R$ 480 mil por mês.

13. “Essa UTI deve desafogar o atendimento de pacientes com Covid 19 na região e, após a pandemia, os dez leitos deverão ser transformados numa UTI Geral”, afirmou Fábio Vilas Boas.

14. Para o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Luiz Costa Araújo, essa integração entre gestores públicos e prestadores de serviços é essencial para a execução do SUS. “Essa contratação de leitos demarca a sinergia de Cacheira com o Estado, num contexto de emergência mundial em saúde, em que um hospital filantrópico com 292 anos de existência se reinsere na história com serviços relevantes na área”.

15. A prefeita Eliana Gonzaga frisou que a parceria do Governo do Estado com a Santa Casa é um avanço importante para a saúde dos cachoeiranos, num momento crítico. Os novos leitos se integrarão a rede SUS de assistência à Covid-19 na Bahia, cujo atendimento se dará de forma exclusiva aos pacientes transferidos via Central Estadual de Regulação.
                                                     ******
16. Os pontos de vacinação contra Covid-19 instalados no Shopping Bela Vista, 5º Centro de Saúde, Faculdade Universo e na Faculdade Bahiana de Medicina no Cabula apresentam baixa procura no início da noite desta sexta-feira (21).

17. A Secretaria Municipal da Saúde ampliou o horário de funcionamento das unidades até as 21 horas para facilitar o acesso dos soteropolitanos aos imunizantes. A recomendação é que antes de sair de casa, as pessoas que estão se dirigindo aos postos de imunização acessem o filometro - https://filometro.saude.salvador.ba.gov.br/ - para comparecer aos locais que estão com menor movimento e evitar a formação de filas desnecessariamente.

18. A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia realizou, na manhã desta sexta-feira (21), uma reunião ampliada com os trabalhadores de educação da rede municipal onde definiu a continuidade do estado de greve, a manutenção das aulas remotas e as reivindicações pela revogação do Decreto 33811 que autoriza a retomada das atividades letivas presenciais e anulação  do ofício nº 27/2021, da Secretaria Municipal de Educação, que ameaça cortar 2/3 do salário dos profissionais.  

19. O coordenador geral da entidade, Rui Oliveira, reafirmou que a prefeitura e a SMED demonstram incoerência ao confirmarem que há uma terceira onda chegando na capital, cuja taxa de ocupação de leitos chegou a 84%, numa crescente desde a reabertura da fase amarela, mas continuarem insistindo na retomada de aulas presenciais.