Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM POSIÇÃO ESTÁVEL NA PANDEMIA COM 15.118 ATIVOS; 71 ÓBITOS

Municípios só estão aplicando a segunda dose da vacina contra a Covid por falta de vacinas para a primeira dose
12/04/2021 às 10:31
  
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.433 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 2.414 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo (11) também registra 71 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 839.395 casos confirmados desde o início da pandemia, 807.761 já são considerados recuperados, 15.118 encontram-se ativos e 16.516 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.151.791 casos descartados e 187.637 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. 

  3. Na Bahia, 46.136 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.516, representando uma letalidade de 1,97%. Dentre os óbitos, 55,29% ocorreram no sexo masculino e 44,71% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,75% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,75%, preta com 15,27%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,62% dos óbitos. 

  5. O percentual de casos com comorbidade foi de 66,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,77%).

  6. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *******

  7. O país registrou 1.738 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta segunda-feira (12) 355.031 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias bateu um novo recorde e chegou a 3.125. É a pior média móvel de mortes pela doença já registrada, superando o número de 1º de abril (3.119). 

  8. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +15%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.

  9. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

  10. Já são 82 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 27 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia; e já são 17 dias com a média acima da marca de 2,5 mil. Pelo terceiro dia seguido a média de óbitos pela doença aparece acima da casa de 3 mil --algo que ainda não havia sido registrado.

  11. Atualmente com 250 leitos em funcionamento, o Hospital Metropolitano (HM) se prepara para atingir, na próxima semana, operação plena com 100% da sua capacidade instalada em funcionamento. No total serão 280 leitos, sendo 100 de UTI e 180 de enfermaria, o que inclui 120 leitos de Unidade de Assistência Respiratória (UAR) e 60 de clínica médica.

  12. Desde 20 de março, dia que iniciou o atendimento a pacientes suspeitos e confirmados de infecção por Covid-19, o hospital vem aumentando progressivamente o número de leitos disponibilizados à população. Para os próximos dias, a expectativa é dispor de mais 30 leitos de UTI, chegando a 100% de sua capacidade operacional.

  13. Desde a última sexta-feira, 09 de abril, quando entraram em funcionamento mais 20 leitos de Terapia Intensiva, o HM conta com 70 leitos do gênero. As enfermarias, que incluem a UAR e a Clínica Médica, já somam 180 leitos.

  14. De acordo com o diretor técnico do HM, Gabriel de Carvalho Cunha, “o Hospital Metropolitano se prepara para atingir o número de leitos planejados para atender à demanda emergencial contra a Covid-19, podendo assim contribuir de forma integral ao atendimento dos pacientes regulados pelo Estado”. O HM recebe pacientes acometidos pela Covid-19 regulados de unidades de saúde de todo o estado da Bahia.
                                                          *****
  15. O ministro da Cidadania, João Roma, entregou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, uma solicitação para incluir as pessoas com autismo no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. Defensor da bandeira dos direitos dos autistas, Roma foi pessoalmente ao Ministério da Saúde para entregar o pedido a Queiroga. 

  16. "Há um tempo já venho reiterando a necessidade de pessoas com autismo serem incluídas como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. Eles apresentam muita sensibilidade sensorial, são resistentes ao uso de máscara, e isso é motivo suficiente para que eles se vacinem o quanto antes.

  17. Por isso, vim ao Ministério da Saúde oficializar esse pedido ao ministro Marcelo Queiroga para garantir a imunização que é um recurso essencial para essa população", afirmou o ministro da Cidadania.

  18. No ano passado, Roma já havia solicitado a inclusão das pessoas com autismo no grupo prioritário. À época, o ministro atendeu a um pedido da Associação de Amigos dos Autistas da Bahia (AMA-BA), por meio do vice-presidente da instituição, Leonardo Martinez, que também integra o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Salvador. A AMA-BA solicitou que as pessoas com deficiência fossem incluídos no grupo prioritário.

  19. A defesa dos direitos das pessoas com autismo está na pauta de João Roma desde seu primeiro ano como deputado federal, cargo do qual está licenciado para ocupar o posto de ministro da Cidadania no governo do presidente Jair Bolsonaro. Como deputado, Roma buscou articulação para a construção de uma nova sede da AMA-BA, cujos recursos já estão garantidos.

  20. Além disso, Roma buscou articulação nos órgãos de Justiça para punir os humoristas que fizeram "piadas" contra autistas, o que levou a uma abertura de apuração para investigar os responsáveis. Por este trabalho, Roma chegou a receber uma homenagem em reconhecimento ao seu apoio e dedicação à causa dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Bahia.

  21, A dona de casa aposentada Josete Maria, de 74 anos, tomou a o reforço da vacina contra a Covid-19. Assim como ela, outras 636 pessoas, com idade acima de 74 anos, completaram o ciclo da imunização nesta segunda-feira (12), em Lauro de Freitas. A aplicação é destinada às pessoas que receberam a Coronavac e acontece conforme escalonamento de idade.

  22.  segunda etapa de imunização contra a Covid-19 acontece no mesmo local e horário (8h às 16h), onde a pessoa recebeu a primeira dose. Em Lauro de Freitas, a Prefeitura reservou quatro drive thrus: um no Ginásio de Esportes do Aracuí, no centro; outro na Escola Dois de Julho, na Itinga; em Portão no Terminal de ônibus; e um na USF Antônio Carlos Rodrigues, em Areia Branca. Para se vacinar, é preciso levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, além do cartão de vacinação onde consta a aplicação da primeira dose.

O aposentado Ubiratan Aragão, de 75 anos, definiu o momento como o de maior alegria e felicidade do mundo. “É um misto de boas sensações, desejo que todos possam ser vacinados”, disse. O mesmo sentimento descreveu o aposentado Manoel Ruelo, 76 anos. “A vida recomeça e em breve poderei retornar a minha terra natal e visitar meus entes queridos que há um ano não vejo presencialmente, apenas através de videochamadas”, contou.

  23. Os idosos vacinados hoje são aqueles que tomaram a primeira dose da Coronavac até o dia 16 de março. Quem recebeu a primeira dose em 17 de março vai tomar o reforço nesta quarta-feira (14). Para aqueles que se imunizaram dia 18 de março a segunda dose acontece na quinta-feira (15) e quem recebeu a primeira dose dia 19 de março, receberá a segunda dose na segunda-feira (19).

Os idosos acamados são vacinados com a segunda dose nas suas residências dentro do prazo estabelecido para a segunda aplicação