Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LOCKDOWN: NÚMERO ÓBITOS DIMINUI NA BAHIA 102 E INFECTADOS 22.233


Decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6), prorroga a proibição do funcionamento de academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas até 13 de março
05/03/2021 às 20:43
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.607 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 4.758 recuperados (+0,7%). Dos 706.375 casos confirmados desde o início da pandemia, 671.789 já são considerados recuperados, 22.233 encontram-se ativos e 12.353 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.047.965 casos descartados e 167.182 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (5). 

  3. Na Bahia, 43.508 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Hoje foram registradas 102 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 12.353, representando uma letalidade de 1,75%. Dentre os óbitos, 56,37% ocorreram no sexo masculino e 43,63% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,92% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,77%, preta com 14,84%, amarela com 0,55%, indígena com 0,15% e não há informação em 8,77% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,15%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,20%).
                                                       *****
  5. Os primeiros pacientes começaram a chegar por volta das 20h30 desta quinta-feira (04) no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador. Até o final da tarde de hoje, a Central Estadual de Regulação já havia fechado o protocolo para a transferência de 20 pacientes para a unidade. São diagnosticados de Covid-19 que estavam em UPAs de Salvador. 

  6. A expectativa é que até a manhã desta sexta-feira (05), estes primeiros pacientes já estejam em 10 leitos clínicos e 10 leitos de UTI.

  7. O hospital tem capacidade para 200 leitos, mas inicialmente funcionará com 80 leitos, distribuídos em 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e mais 30 leitos clínicos, voltados para o atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

  8. A gestão do hospital de campanha está sob a responsabilidade das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). A expectativa é de que em breve o hospital possa operar com capacidade plena, já que depende do processo de contratação dos profissionais de saúde para o total funcionamento.
                                                       *****
  9. O Brasil registrou nesta sexta-feira 1.800 novos óbitos em decorrência da covid-19, a segunda maior marca diária desde o início da pandemia, e atingiu um total de 262.770 vítimas fatais da doença, segundo o Ministério da Saúde.

  10. O número desta sexta supera o da véspera, quando foram verificadas 1.699 mortes - até então segunda maior cifra para um único dia -, e fica abaixo somente dos 1.910 óbitos contabilizados na última quarta-feira.

  11. Com isso, a média móvel de 14 dias das notificações de mortes por covid-19 no Brasil bate novo recorde, saltando para 1.290, conforme os dados do governo.

  12. Passando por seu pior momento na epidemia, com uma nova onda de contaminações, óbitos e sistemas de saúde sobrecarregados, o Brasil também contabilizou nesta sexta 75.495 novos casos de coronavírus, o que eleva o total de infecções no país a 10.869.227.
                                                    *******
   13. O boletim médico do vereador Irmão Lázaro desta sexta-feira (5) informa que ele segue sedado e intubado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital de Feira de Santana, devido a complicações causadas pela Covid-19.

   14. O paciente passou por exames na noite de quinta-feira (4) e, segundo os médicos, os resultados são animadores. Houve uma redução na inflamação do pulmão, porém ainda se trata de estado muito delicado e que requer cuidados.

  15. As operações conjuntas de fiscalização contra a Covid-19, o auxílio ao transporte das vacinas pela capital, a dispersão das aglomerações, o resgate de animais silvestres e a salvaguarda do patrimônio público são algumas das ações que não seriam possíveis sem a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador. Neste período de pandemia, os agentes da guarda têm trabalhado diariamente para promover a paz e segurança de soteropolitanos e turistas. 

  16. Apenas nestes dois primeiros meses de 2021, o órgão prestou 1.982 atendimentos à população, entre os quais 640 foram por meio de operações conjuntas contra a Covid-19 com o apoio de órgãos municipais, estaduais e federais. 

  17. Já as ocorrências , que incluem os encaminhamentos até a delegacia e as intervenções quando há lesões corporais, homicídios, roubo, furto e depredação do patrimônio público, foram 95. O número é 40% menor que as 158 registradas no mesmo bimestre do ano passado.

  18. Além dos atendimentos já citados, nesses dois meses a GCM também prestou orientação ao cidadão quanto ao uso de máscara e respeito do distanciamento social, inclusive nos parques da cidade quando estavam abertos ao público. 

  19. As atividades envolveram, ainda, suporte em acidentes de trânsito, aos postos de vacinação contra o coronavírus da capital e à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), para a distribuição de quentinhas ao público mais vulnerável.

  20. Segundo o inspetor-geral Marcelo Silva, o momento demandou da guarda uma atuação diferenciada, que não ficou presa apenas aos limites da Segurança Pública. “Tivemos que nos adaptar às novas realidades dos protocolos sanitários, seja com as filas de banco ou com as do 5º Centro de Saúde para a vacinação contra a Covid-19, onde estamos atuando agora.

  21.  Já tínhamos uma coordenação dentro da Guarda, que é a Cprev, para esse trato com o público externo, gerando uma rede de proteção aos mais vulneráveis. Com a pandemia, esse cuidado com a população tornou-se mais universal na instituição”.

  22. Para reforçar o efetivo da guarda, a Prefeitura nomeou 93 guardas civis municipais no dia 22 de fevereiro. Os servidores nomeados estão em processo de apresentação de documento e de realização de exames para começar a dar suporte aos demais agentes do órgão, que tem sido bastante demandado nesse período de pandemia.  

  23. Nesses dois primeiros meses de 2021, a Coordenação de Prevenção à Violência (Cprev) desenvolveu diversas ações de proteção à população mais vulnerável, entre elas o acompanhamento às equipes do Ministério do Trabalho na atuação contra a exploração do trabalho infantil nas praias de Stella Maris, Itapuã e Ponta de Humaitá.

  24. Outra ação importante tem sido a transmissão de aulas on-line de educação física para os idosos. As aulas são transmitidas três vezes na semana por meio Google Meet para os 120  idosos que fazem parte do projeto de prevenção à violência para a população idosa, desenvolvido pela Cprev. As aulas ajudam a reduzir o risco de quedas domiciliares, a melhorar a flexibilidade, a autoestima e a combater a depressão, o sedentarismo e prevenir doenças.

   25. Um novo decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6), prorroga a proibição do funcionamento de academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas até 13 de março. A medida vale para toda a Bahia.

  26. Segue proibida também até 1° de abril, em todo o estado, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras. São permitidas apenas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração.