Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA 4.080 NOVOS CASOS DA COVID NESTA SEGUNDA ONDA

No Brasil já morreram 177 mil pessoas da covid e a segunda onda veio forte
06/12/2020 às 10:12
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.080 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,0%) e 3.708 recuperados (+0,9%). Dos 423.124 casos confirmados desde o início da pandemia, 402.970 já são considerados recuperados, 11.736 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,08%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.476,23), Aiquara (7.040,04), Itabuna (7.018,00), Madre de Deus (6.888,54), Almadina (6.881,41).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 818.407 casos descartados e 115.183 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (06/12).

  5. Na Bahia, 33.056 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 30 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                                      *****
  8. O  Brasil registrou neste domingo 26.363 novos casos de coronavírus, o que leva o total de infecções confirmadas no país a 6.603.540, informou o Ministério da Saúde. Foram notificadas ainda 313 novas mortes em decorrência da covid-19, com o total de óbitos causados pela doença alcançando 176.941.
                                                                     ******
  9.Para o prefeito ACM Neto, o presidente Bolsonaro terá problemas se ele não aposentar o tom de confronto nem reorganizar a articulação política com o Congresso. “Bolsonaro vai perder se apostar no radicalismo”, e também acrescentou: “O Centrão, sozinho, não tem voto para entregar ao governo”, disse o prefeito ao jornal Estadão.

  10. Neto ainda admitiu o interesse em disputar o Governo do Estado em 2022. "Hoje eu me sinto apto a discutir tanto projetos da Bahia quanto nacionais. O mais provável é que meu projeto seja disputar o governo da Bahia", declarou.

  11. Na entrevista, ele defendeu uma aliança de partidos de centro e centro-direita na disputa presidencial de 2022 e afirmou que o apresentador de TV Luciano Huck pode ser “um bom quadro” para um projeto futuro.

  12. "Eu tenho uma relação muito boa com o Luciano Huck. É uma pessoa que conhece os problemas do Brasil, tem espírito público. O Luciano pode ser um bom quadro para um projeto político no futuro? Pode. Agora, nada disso pode ser transformado em compromisso político, em discussão sobre filiação partidária, em sinalização de candidatura", afirmou.

  13. Salvador dá um importante passo para implantação de Farmácias Vivas – com medicamentos fitoterápicos. A capital baiana foi um dos municípios selecionados pelo Governo Federal para estruturação do projeto que contará com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde e Faculdade de Farmácia da UFBA.

  14. No total, serão investidos R$ 810.000,00 durante 3 anos, em ações que visam a construção e estruturação de um modelo sustentável na gestão pública, com atividades voltadas na adoção e promoção de boas práticas de cultivo, beneficiamento de plantas medicinais, de produção de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos manipulados.

  15. O resultado reafirma o compromisso da SMS em contribuir com novas opções terapêuticas a partir do uso sustentável da biodiversidade, pautadas no conhecimento tradicional.

  16. “A introdução de fitoterápicos na saúde pública de todo o país ainda é encarada com preconceito. Mas Salvador está dando um importante passo para superar essa dificuldade a partir da capacitação das equipes de saúde e implementação da Farmácia Viva”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

  17. Para desenvolvimento da Farmácia Viva de Salvador serão estruturados dois hortos farmacobotânicos: um no CAPS III Jardim Armação, o qual já desenvolve atividades com pacientes - as oficinas terapêuticas, e outro de apoio, o Horto Farmácia da Terra na FACFAR- UFBA.

  18. As etapas de produção dos fitoterápicos serão conduzidas na Farmácia Universitária, e contará com a manipulação de formas farmacêuticas sólidas, semissólidas e líquidas, que serão dispensadas para os pacientes com indicação clínica nas Farmácias da rede municipal.

  19. É previsto também a realização de cursos sobre cultivo, beneficiamento, preparação e dispensação permitirá capacitar centenas de profissionais da saúde do município, integrando a Universidade e os espaços de prática.

  20. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Lauro de Freitas registrou em 2020 mais de cem casos de dengue, 200 de chikungunya e 16 da doença aguda provocada pelo zika vírus. Estas arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

  21. Diante do alerta, desta segunda-feira (07) até a sexta-feira (11), a Prefeitura de Lauro de Freitas realiza a Semana de Combate ao Aedes, com ações integrativas entre secretarias e departamentos com foco educacional e preventivo.

   22. O mote da campanha este ano é "Lauro contra o Mosquito". De acordo com a secretária da Sesa, Maria Isabel Andrade, a mobilização proposta para 2020, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus não terá atividades que gerem aglomerações. As estratégias foram adaptadas ao contexto atual, com foco especial no controle da proliferação do mosquito transmissor dessas doenças.

  23. “As três doenças são transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti, cuja população é considerada endêmica no município. A única forma de evitar essas três doenças é através da eliminação da água acumulada em lixo, entulho, calhas e outros locais”, alertou.

   24. Durante a Semana de Combate ao Aedes, os departamentos da Sesa farão ações nas unidades de saúde, na sede da secretaria e nas ruas.  “Nos postos de saúde, nossas equipes farão salas de espera sobre o tema com palestras e abordagens. Teremos panfletagens educativas pelas ruas em locais estratégicos, intensificação da inspeção de locais propícios à proliferação do mosquito, com aplicação de larvicida, eliminação de criadouros e orientações”, pontuou Isabel.

   25. Isabel, que também é médica, alerta para a possibilidade de aumento dos casos de arboviroses durante o Verão se não houver prevenção e trabalho em conjunto com toda a população. “Estamos nos aproximando do período de maior risco, que é a estação do Verão. A estratégia reforçará a necessidade de uma rotina de eliminação de criadouros para aumentar a cobertura do município livre do vetor da dengue, zika e chikugunya”, falou.