Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NOVOS CASOS DA COVID DIMUNUEM NA BAHIA E SÃO 8.169 AINDA INFECTADOS

A Semana do Doador Voluntário de Sangue, que começou nesta segunda-feira (23), terá uma programação especial na Fundação Hemoba
24/11/2020 às 19:48

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.465 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.662 recuperados (+0,4%). Dos 387.786 casos confirmados desde o início da pandemia, 371.474 já são considerados recuperados e 8.169 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,04%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (9.130,09), Aiquara (6.860,10), Itabuna (6.818,21), Madre de Deus (6.803,20), Almadina (6.716,69).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 787.648 casos descartados e 98.394 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (24).

  5. Na Bahia, 30.885 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 20 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       *****
  8. A Semana do Doador Voluntário de Sangue, que começou nesta segunda-feira (23), terá uma programação especial na Fundação Hemoba. Até sábado (28), cantores e compositores locais se apresentarão no turno da manhã no estacionamento da instituição, permitindo um momento de distração dos doadores e colaboradores da Hemoba. Nesta quarta-feira (25), data que celebra a ação voluntária, a Orquestra Sinfônica da Bahia abre o dia com uma apresentação a partir das 9h.

  9. Este ano, por conta da pandemia, a programação cultural fica restrita ao turno da manhã, para reduzir o número de pessoas e evitar aglomeração no local. Na quinta-feira (26), a banda da Polícia Militar fará uma apresentação às 8h no formato de charanga. Das 9h às 10h, se apresenta a banda Sheik News, e na programação de sexta-feira e sábado, a banda As Divas e Hugo Mauri, das 9h às 10h. 

  10. O encerramento fica por conta da banda de rock AL72. Além dos músicos, artesãos do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) estarão expondo seus produtos todos os dias no turno da manhã e da tarde.

  11. Historicamente, a Hemoba recebe muitos doadores na semana dedicada ao doador de sangue. Esse ano o diretor geral do hemocentro, Fernando Araújo, explica que a expectativa não é a mesma de anos anteriores, quando era possível ter uma quantidade maior de pessoas no espaço.

  12. “A Semana do Doador é sempre uma semana de festa, de muito fluxo no hemocentro! Esse ano, resolvemos manter a celebração, adequando ao momento em que vivemos, para agradecer por termos tido tanto apoio durante a pandemia. Sem essas doações, poderíamos ter vivido um colapso na saúde pública”, comenta.

  13. Mesmo assim, já no primeiro dia, as unidades da Hemoba de Salvador receberam cerca de 174 candidatos à doação só no turno da manhã. A expectativa é de mobilizar muitos doadores ao longo da semana.

  14. Nesta quarta-feira (25), às 10h, o governador Rui Costa vai a Ilhéus para visitar o canteiro de obras do Porto Sul. A ida do governador à cidade marca o início da primeira fase das obras, correspondente à construção de vias, instalação de sinalização, pontes, implantação de redes elétrica e de água, entre outros, viabilizando a etapa seguinte de construção e desenvolvimento da estrutura do empreendimento.

  15. O novo terminal portuário, que vai ampliar o corredor logístico do estado, é uma realização do Governo da Bahia e da Bahia Mineração (Bamin), que estará representada na visita pelo presidente-diretor da empresa, Eduardo Ledsham. Também estarão presentes o presidente-diretor da Eurasian Resources Group (ERG), controladora da Bamin, Benedikt Sobotka, e o diretor nas Américas da ERG, Erik Gaustad.

  16. O investimento total nas obras do Porto Sul é de R$ 2,5 bilhões. Esta fase vai criar 400 empregos diretos no pico da implantação, com a expectativa de geração de outros 1,2 mil empregos indiretos.
11. O Governo do Estado contabilizou uma economia média de 45%, depois que adotou um novo formato de contratação de empresas para realizar a avaliação dos imóveis públicos, em agosto do ano passado. 

  17. Utilizando a modalidade do edital de chamamento público para credenciamento de empresas, a administração estadual conseguiu reduzir o custo das contratações de avaliação dos bens, gerando economicidade. 

   18. As avaliações dos imóveis públicos são necessárias para viabilizar a contração de seguros, a realização de locações, permutas, atualizações contábeis, dentre outros. Anteriormente, as avaliações dos patrimônios públicos eram feitas exclusivamente pela Caixa Econômica Federal. Pelo novo modelo, várias empresas fizeram seu credenciamento para prestar o serviço de avaliação dos bens, com custos mais vantajosos para o Estado. 

  19. O banco tem a vantagem de dar chancela às avaliações, garantindo segurança jurídica aos processos, mas trabalha com custo de serviços técnicos mais altos.  A mudança na Bahia foi inspirada em uma experiência desenvolvida pelo governo estadual do Rio Grande do Sul, onde todas as avaliações de bens imóveis no Estado eram executadas por meio de contrato de inexigibilidade com a Caixa Econômica Federal (CEF).  

   20. Desde janeiro já foram atendidos 15 mil servidores da rede estadual de ensino. A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, destaca que o SAC Educação está em prontidão, prestando serviço de Recursos Humanos, de forma virtual. “O SAC Educação é outro suporte prestado aos professores e servidores da rede estadual de ensino, que podem tratar de assuntos relacionados à vida funcional de maneira rápida e eficaz. 

  21. Por meio dele, o servidor tem acesso a benefícios, folha de pagamento, gratificações, progressão funcional, provimento, aposentadoria, adicional por tempo de serviço e licenças, totalizando mais de 120 serviços prestados, em parceria com a Secretaria da Administração do Estado (SAEB)”.

   22. Em Salvador, o SAC Educação funciona desde 2009 e em Feira, a partir de 2012. A coordenadora técnica Luciana Oliveira ressalta que, através do atendimento virtual, o SAC Educação vem prestando serviço, inclusive, para servidores do interior do Estado. De janeiro a março – período que antecipa a pandemia – o SAC Educação de Salvador registrou 4.890 atendimentos presenciais e o de Feira de Santana, 943.