Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CHUVAS: PT E PMDB ESTÃO DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ. CORAÇÕES TRAÇOEIROS.

Comissão da Câmara vai visitar áreas atingidas pelas chuvas
10/05/2009 às 21:22
Foto: João Raumindo/DECOM PMLF
Wagner visita desabrigados em Lauro de Freitas com a prefeita Moema Gramacho, PT
  Miudinhas globais:

  1. Por mais que se queira manter a aliança PT com o PMDB na política baiana, na prática, o que se vê é que os dois partidos estão a cada dia mais distantes um do outro. Nesse momento, diante das chuvas que caem na RMS, presencia-se uma separação ainda maior, os líderes principais dessas agremiações, o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), agem cada um de um lado e/ou em lados separados atuando com o mesmo objetivo.

  2. Ontem, o presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, disse ter comemorado a resolução aprovada pelo Diretório Nacional do PT, considerando que a tática para as eleições de 2010 será orientada para a vitória na eleição presidencial submetendo a ela todos os processos estaduais.

  3. Para ele, essa sintonia com o Diretório Nacional da legenda e com o Palácio do Planalto permitiu que o PT na Bahia tirasse uma orientação pela manutenção das alianças que elegeu Jaques Wagner governador, submetendo o processo estadual ao êxito da candidatura do partido à Presidência da República.


  4. "Nosso entendimento é que a manutenção da aliança a nível nacional com o PMDB, por exemplo, se potencializa nos estados; e a Bahia é um dos principais colégios eleitorais do País dirigido por um petista. Nossa prioridade é reeleger Wagner e buscar a conformação de outras forças para construção de uma chapa majoritária forte e de alta competitividade", disse.

  5. Agora, vamos a prática. O governador Wagner, desde que as chuvas cairam intensamente na cidade do Salvador, a partir da última terça-feira, 5, só manteve um contato pessoal com o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), quando da reunião com secretários e mais os prefeitos de Simões Filho, Eduardo Alencar; e Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

  6. Neste domingo, o governador esteve em Lauro de Freitas, município administrado pelo PT, mas, não fez o mesmo com João (PMDB) e com Eduardo (PSDB). Seria, digamos assim, o lógico. Em Salvador, fez mais um sobrevoo e determinou a secretários de Estado, inclusive Walter Pinheiro (Planejamento) que foi candidato a prefeito, em 2008, contra João, que fossem fazer uma avaliação em Paripe, um dos bairros mais castigados pelas chuvas.

  7. Ora, o ministro Geddel também já fez um sobrevoo em Salvador, sem a presença do governador, e deu uma coletiva ao lado do prefeito João falando das providências que o Ministério da Integração Nacional adotará para ajudar as vitimas das chuvas. Fala do governo do presidente presidente Lula, mas, não cita Wagner.

  8. Assim posto, o PT não está formalmente rompido com o PMDB, mas, é como se assim fosse. Geddel sobrevoa a cidade sem Wagner; Wagner sobrevoa a cidade sem Geddel. Wagner visita Moema, vizinha de Salvador; João fica sem a visita de Wagner. Os secretários de Estado falam uma coisa sobre a cidade; os secretários do município falam outra coisa.

  9. Recentemente, no último dia 4, aconteceu a posse do deputado Nelson Pelegrino (PT) na Secretária de Cidadania, Justiça e Direitos Humanos. No final de semana anterior a posse, Pelegrino deu declarações à imprensa local, defendendo a aliança com o PMDB. Em sua posse, na Fundação Luis Eduardo, em Salvador. não havia um secretário da Prefeitura. Prefeito, nem sonhar.

  10. É claro que, num determinado momento, haverá o pipoco formal. Todo mundo fala no plano nacional, que essa aliança quem ditará será Brasília, mas, a realidade é que, na Bahia, mesmo que Brasília orienta esta aliança, a situação local está muito desgastada. E, a cada dia, só piora.

  11. Não há uma luz no final do túnel. Tá tudo um breu dos pecados. Breu molhado, escorregadio, com muitas armadilhas e chuvas.

  12. Começam nesta (11) as inscrições de trabalhos para o Programa Tempos de Arte Literária (TAL), que visa introduzir no currículo escolar da educação básica a produção literária.

  13. A ideia é que, por meio do programa, não se forme apenas leitores das obras clássicas dos distintos movimentos de literatura passados e contemporâneos, mas produtores dessas obras, nos mais variados gêneros. As inscrições seguem até dia 22.


   14. "Queremos que os estudantes sejam pequenos autores, produtores da ordem cultural principalmente", enfatiza a coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação (SEC), Nide Nobre. É! Sonhar faz parte do processo.

  15. Melhoru: A TMW já pagou a seus funcionários que são terceirizados da Prefeitura de Salvador.

  16. Piorou: Enquanto isso a FAPES não tem previsão de quando efetuará o pagamento a seus funcionários.

   17. Fim de semana "papão" para futebol baiano. O Bahia faturou o Paraná; o Vitória derrotou o Atlético. Agora, o "bicho papão" do Paraná é o Coritiba, o Coxa.

   17.  Essa foi Mauro Marconi que mandou:  Como alguém consegue pronunciar RUMÁLADISGRAÇA ??? O baiano consegue!

   18. A Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, presidida pelo vereador Pedro Godinho (PMDB), fará uma visita às áreas mais castigadas pela chuva no município de Salvador. A comissão sairá da Câmara Municipal às 9 horas, na próxima terça-feira, 12.

   19. "É nosso papel ver a situação desses locais, conversar com os moradores, saber das suas aflições. Nesse momento de dificuldade todos temos que dar as mãos", enfatiza o vereador Pedro Godinho.

  20. Muito bem. Agora, se puder andar um pouco mais rápido a população agradece.

  21. Tá aí a música cantada pela saudosa Elis Regina, Dois pra lá, dois pra cá

Composição: João Bosco/Aldir Blanc


Sentindo o frio
Em minha alma
Te convidei prá dançar
A tua voz me acalmava
São dois prá lá
Dois prá cá...

Meu coração traiçoeiro
Batia mais que o bongô
Tremia mais que as maracas
Descompassado de amor...

Minha cabeça rodando
Rodava mais que os casais
O teu perfume gardênia
E não me perguntes mais...

A tua mão no pescoço
As tuas costas macias
Por quanto tempo rondaram
As minhas noites vazias...

No dedo um falso brilhante
Brincos iguais ao colar
E a ponta de um torturante
Band-aid no calcanhar...

Eu hoje, me embriagando
De wisky com guaraná
Ouvi tua voz murmurando
São dois prá lá
Dois prá cá...

No dedo um falso brilhante
Brincos iguais ao colar
E a ponta de um torturante
Band-aid no calcanhar...

Eu hoje, me embriagando
De wisky com guaraná
Ouvi tua voz murmurando
São dois prá lá
Dois prá cá...


letras acima