O Grupo de Percussão da UFBA apresenta o espetáculo "Águas Ancestrais" no próximo dia 8 de novembro, às 14h, na Casa do Benin (Pelourinho). Com coordenação do professor Aquim Sacramento, o concerto oferece uma experiência artística que valoriza e reflete sobre a importância do Novembro Negro, do Dia da Consciência Negra e das diversas camadas da luta antirracista na Bahia e no mundo.
O repertório traz arranjos especiais de clássicos da música baiana, incluindo obras do BaianaSystem e de Miltão, Ilê Ayê, além de composições originais de alunos e alunas de percussão da Escola de Música da UFBA. A apresentação coloca em evidência elementos da cultura afro-baiana, tão presentes no cotidiano soteropolitano, promovendo uma verdadeira imersão sonora nas raízes africanas que moldam a identidade cultural da Bahia.
"Este espetáculo é mais do que um concerto, é uma celebração da resistência, da ancestralidade e da força da cultura negra baiana. Através da percussão, conectamos passado e presente em uma experiência sensorial transformadora", destaca Aquim Sacramento, coordenador do grupo.
Sobre o Grupo de Percussão da UFBA
O Grupo de Percussão da UFBA é um coletivo artístico pedagógico vinculado à Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, dedicado à pesquisa e performance musical com foco na percussão erudita e popular, sob coordenação do professor Aquim Sacramento.
SERVIÇO:
O que: Espetáculo "Águas Ancestrais" - Grupo de Percussão da UFBA
Quando: 8 de novembro, às 14h
Onde: Casa do Benin - Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre